Comitê Técnico do Condel aprovou diretrizes e prioridades para aplicação dos recursos do FDNE
A 27ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) foi realizada nesta quarta-feira (09), via videoconferência com a presença do vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico para tratar de proposições sobre ajustes nos incentivos fiscais e nos Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
“O governo da Bahia tem projetos de infraestrutura que visam aumentar a arrecadação de receita do Estado e municípios contemplados com a obra e da União, a exemplo da construção da ponte Salvador-Itaparica, que já tem os recursos garantidos via PPP. Por isso, deveríamos pegar as nossas reservas de superávit da balança comercial e aplicar partes desta reserva em criações de projetos de infraestrutura no Nordeste. Isso é um caminho para o Brasil enfrentar a crise. Não adianta nada termos 500 bilhões de reservas lá no tesouro americano e não termos dinheiro aqui para fazer uma PPP de infraestrutura. O Brasil precisa caminhar para frente” afirma Leão.
Em abril deste ano, houve uma alteração na programação de aplicação dos recursos do FNE em decorrência dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre as empresas da área de atuação da Sudene. Na ocasião foi criado o FNE Emergencial, com o objetivo de destinar até R$ 3 bilhões para empreendedores afetados pela crise do novo coronavírus. Já foram disponibilizados mais de R$ 2,9 bilhões, atendendo a todos os estados onde a Sudene atua.
FDNE
Entre os itens da pauta da 27ª reunião do Condel foram
discutidos os critérios de aplicação dos recursos destinados ao custeio de
atividades de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia de interesse do
desenvolvimento regional, correspondentes a 1,5% calculados sobre o produto do
retorno das operações de financiamento concedidos pelo FDNE, além do
regulamento que orienta a aplicação dos recursos decorrentes do retorno desse
percentual.
Foto: Ascom/SDE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário