O potencial do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, em implantação na região pelo governo baiano, foi apresentado durante o I Encontro Interinstitucional de Ciências, Pesquisa e Inovação do São Francisco, realizado nesta sexta-feira (04), na sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE. Durante o evento, foi assinado ainda um protocolo de intenções para cooperação técnica entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) e a universidade, que vai viabilizar a execução de ações conjuntas no projeto da Fazenda Escola Modelo, no município de Barra-BA.
“A Univasf será uma grande parceira na formação e capacitação profissional, tanto no Polo Agroindustrial, quanto na Fazenda Escola que está sendo montada no CEEP Águas, Escola Lamartine Roriz. Os projetos que realizamos na região incluem empreendimentos agropecuários, agroindustriais, de energias renováveis e poder contar com a expertise da universidade será de extrema importância”, ressalta o vice-governador João Leão, secretário titular da SDE.
O reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves, destaca que a parceria tem como instrumento um projeto que será catalizador de um processo de desenvolvimento regional inclusivo e empoderador, seja pelo viés econômico, social ou ambiental, além de contribuir para a formação dos estudantes. “Esse projeto possibilitará que os estudantes da Univasf vivenciem, por intermédio de seus cursos, experiências formativas singulares. Também será importante para implementar um projeto de inclusão social e econômica exitoso e de altíssimo poder de transformação e empoderamento social, bem como de incremento no desenvolvimento de uma região ainda carente de oportunidades, entregando oportunidades inéditas à região onde será realizado”, afirma.
Polo Agroindustrial
O Médio São Francisco baiano apresenta condições edafoclimáticas ideais para o desenvolvimento de projetos agroindustriais, baseados no uso da irrigação e de tecnologias de ponta. Possui disponibilidade de terras férteis de baixo custo, baixíssima inclinação e disponibilidade hídrica, com o Rio Grande e o Rio São Francisco. Pensando em tornar a região uma nova fronteira agrícola, o Governo do Estado está implantando o Polo Agroindustrial e Bioenergético.
O projeto tem previsão de gerar 37,2 mil empregos diretos,
com um aporte de investimentos privados na ordem de R$ 3,1 bilhões nos
municípios de Barra, Xique-Xique e Muquém de São Francisco. O Polo está sendo
instalado por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Agricultura
(Seagri), Desenvolvimento Rural (SDR) e Educação (SEC), e conta com o apoio da
Univasf, Ufob, Codevasf e Embrapa.
Foto: Ascom/SDE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário