Secretária de saúde alerta para morte de micos na cidade.

A Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre as mortes ou adoecimento de micos (saguis) ou macacos. Caso algum popular encontre um desses animais morto ou doente, não deve tocar ou mexer, e ligar imediatamente para a Vigilância Epidemiológica Municipal: 3282-5832 ou procurar um posto de saúde mais próximo e comunicar o ocorrido para que as autoridades competentes façam o resgate do animal.

Vale ressaltar que os micos e macacos não transmitem a febre amarela. Eles são as primeiras vítimas da febre amarela silvestre e servem de alerta em caso da presença do vírus.

A febre amarela é transmitida pela picada do mosquito Haemagogus ou Aedes Aegypti e tem como principais sintomas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, vômitos, e na forma mais grave, olhos e peles amarelados, hemorragias e cansaço intenso.

Comunicamos também que até o momento não há circulação do vírus em Paulo Afonso, mas em cidades baianas como Salvador e Alagoinhas já foram confirmadas mortes de macacos pela doença.

Nenhum comentário: