Ecopedagogia: Dever do todo gestor municipal.

Ensinar a educação ambiental nas escolas fundamenta novos hábitos e ações ecológicas que poderá no futuro colher frutos de sustentabilidade e zelo com a fauna e flora existentes, bem como, no uso correto dos recursos naturais.

Na escola podem aprender a reciclar, usar os recursos naturais com mais consciência ambiental, ajudam nos processos para diminuir o consumo de energia elétrica, participam de temáticas e palestras sobre o meio ambiente, expõem ideias e novos projetos e adotam programas que ajudam o ecossistema local.

Essa é a ideia central de se ter uma matéria no âmbito da ecologia, dentro da grade curricular dos municípios, e construir essa perspectiva.

Ela constitui numa ferramenta de consciência coletiva no aprendizado escolar e com extensão a toda família do aluno envolvida e as comunidades em geral.

Para tal, os gestores municipais precisam adaptar e apresentar Projetos de Lei que auxiliam e embasem essas demandas.

Muitos municípios da região Nordeste não possuem Códigos Municipais de Meio Ambiente, Projetos de Lei que tornam obrigatório na rede escolar dos seus municípios, a matéria Educação Ambiental, pois esta na maioria dos casos existesomente na sua transversalidade.

Não há em muitas cidades da região Nordeste o Plano Municipal de Saneamento Básico, programa de drenagem urbana e coletiva seletiva de lixo e programas de saúde ambiental principalmente nas zonas rurais, onde a situação é mais agravante.

Ainda há tempo de corrigir esse gargalo, basta vontade técnica e política na correção e implantação, pois as Instituições Ministeriais estão querendo fomentar esse processo de levar programas e projetos ambientais que tornam as cidades mais sustentáveis e ecologicamente corretas.

Silvano Wanderley – Mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental – Ambientalista.

e-mail: vanoferreira@hotmail.com

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