Nesses 53 anos de emancipação política do município, a Câmara Municipal de Paulo Afonso parabeniza a cidade e relembra um pouco de suas lutas através da sua história de emancipação.
Em 1954 o distrito de Paulo Afonso elegeu quatro dos nove vereadores da Câmara Municipal de Gloria, foram eles: Abel Barbosa, Moisés Pereira, Otaviano Leandro de Morais e Hélio Moraes Medeiros, começando assim, a luta pela emancipação.
Em outubro de 1956 foi aprovada a indicação de emancipação política de Paulo Afonso. A ocasião foi marcada pela presença do vereador Moisés Pereira que, mesmo doente, compareceu a sessão para votar a favor da indicação. Acredita-se que o estado de saúde do vereador e sua vontade em fazer parte da sessão histórica, que marcaria a independência de Paulo Afonso do município de Glória, sensibilizou os parlamentares presentes, fazendo com que a aprovação da indicação fosse unânime. Sendo assim, a indicação foi encaminhada a Assembléia Legislativa e os deputados Otávio Drumond e Batista Neves, ambos dos mesmo partido de Abel, garantiram a aprovação do Projeto de Lei Nº 910/57 de autoria do deputado Clemens Sampaio. Em 28 de julho de 1958 o governador Antônio Balbino sancionou a Lei Estadual Nº 1012 / 58, publicada no diário oficial de 02 de agosto do mesmo ano, com isso, finalmente, Paulo Afonso tornou-se independente.
Prestes a completar o seu primeiro ano de vida, em 28 de julho, Paulo Afonso recebeu o seu primeiro prefeito - Otaviano Leandro de Morais - e os seus primeiros vereadores – Dinalva Simões Tourinho (1ª presidenta da Câmara Municipal), Diogo Andrade Brito, José Freire da Silva, José Rudival de Menezes, Lisete Alves dos Santos, Luis Mendes Magalhães, Manoel Pereira Neto e Noé Pereira dos Santo.
Paulo Afonso, parabéns pelo seu aniversário. Você está no coração do Brasil e no coração do seu povo, que tanto te ama. (Assessoria de Comunicação da CMPA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário