I Encontro Interestadual para Avaliação de Projetos Quilombolas.

Para preparar o I Encontro Interestadual para Avaliação de Projetos Quilombolas – com ações desenvolvidas na Bahia, no Ceará e em Pernambuco –, aconteceu ontem (25), na sede da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em Alphaville, Salvador, uma reunião com os representantes da Coordenação de Quilombolas da CAR e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Na oportunidade, os técnicos discutiram os aspectos importantes do encontro, como as atividades a serem realizadas, número de participantes e o tema central, que destacará os avanços e desafios das comunidades remanescentes de quilombos na sociedade contemporânea.

O I Encontro Interestadual para Avaliação de Projetos Quilombolas está previsto para acontecer de 20 a 22 de maio deste ano, no Centro de Treinamento da EBDA, no bairro de Itapuã, em Salvador.

O objetivo é estabelecer parâmetros de avaliação a partir da observação vivenciada pelo público diretamente envolvido, construir metas conjuntas que apontem perspectivas de ampliação de área de atuação, do número de beneficiados e da qualidade de atendimento do público-alvo, além de fortalecer o projeto, buscando novas parcerias.

A programação abordará políticas públicas e direitos quilombolas, apresentação do Projeto Quilombolas por cada estado, atividades culturais, plenárias, discussão em grupos e posse do Conselho Estadual da Bahia.

Estiveram presentes à reunião de ontem os coordenadores dos projetos quilombolas , Antônio Fernando Silva (CAR) e Samuel Leite (EBDA), a assistente social Marina Acácio (EBDA) e as engenheiras agrônomas e integrantes do grupo de trabalho de Ater, Maria Higina do Nascimento e Lucedalva Barbosa (EBDA).

Combate à pobreza – O Projeto de Inclusão das Comunidades Remanescentes de Quilombos (Projeto Quilombolas) tem como meta a inclusão dessas comunidades, integrando uma proposta mais ampla de combate à pobreza rural implementada pelo Banco Mundial (Bird), pelo governo japonês e pelos governos estaduais do Nordeste do Brasil.

Na Bahia, o projeto vai priorizar comunidades localizadas nos territórios de cidadania como o Baixo Sul, Litoral Sul, Chapada e Velho Chico. Estão também previstas ações nos territórios de identidade do Recôncavo e Bacia do Rio Corrente.

O projeto é coordenado pela CAR, da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Coordenação de Apoio aos Povos e Comunidades Tradicionais.

Para a descentralização e integração das ações, a CAR celebrou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) em novembro de 2009.

Nenhum comentário: