Prefeito de Canindé de São Francisco agride jornalista.

Obras inauguradas em clima de campanha foi o motivo? Durante a semana era visível a propaganda de que haveria algumas inaugurações de possíveis obras e reformas no município. Na semana que antecedeu a data, o Site Notícias do Sertão recebeu a informação de que o clima estava sendo preparado de forma a ser utilizado politicamente pelo prefeito em favor de um candidato a deputado estadual.

De posse da informação, o Jornalista Dimas Roque, foi a Canindé para cobrir os eventos. No povoado Curituba, local de uma das inaugurações, na hora marcada para o descerramento da placa ainda haviam trabalhadores colocando os bancos da praça onde ninguém poderia se sentar, uma vez que estavam soltos. A inauguração da pequena praça durou exatamente dois minutos e meio. Já no local começaram as primeiras animosidades, quando o senhor conhecido como Everaldo tentou por duas vezes bloquear o automóvel da reportagem com outros dois carros com adesivos do candidato Jeferson Andrade, primo do prefeito Orlandinho.

No povoado Capim Grosso, após mais uma “inauguração” o locutor do carro de som pediu que todos seguissem em carreata pelas ruas do povoado, - “Esperem! O carro do prefeito deve ir à frente” - anunciava ele. Assim foi feito. A carreata foi filmada pelo jornalista, que deixou o prefeito nervoso e raivoso, fazendo gestos obscenos na direção de Roque, que só ficou sabendo do fato depois de ser informado por terceiros.

Já de volta à cidade, houve a inauguração do posto do INSS local, obra do governo federal e que foi inaugurada pelo prefeito como se fosse uma obra municipal.

Ao final de tudo o prefeito e alguns secretários saíram em direção aos seus carros quando o jornalista continuava fazendo imagens do prefeito, ao lado do Deputado Estadual Ulisses Andrade, pai do candidato Jeferson Andrade. Vale ressaltar que o prefeito vestia camiseta e chapéu vermelhos, em uma flagrante alusão as cores do partido do candidato à reeleição a governador, Marcelo Déda. Ao ver que estava sendo filmado, provavelmente com medo que os registros pudessem ser caracterizados como utilização da máquina pública em favor de candidatos, o prefeito, Orlandinho, transtornado e agressivo fez, novamente, gestos impróprios agora em direção ao jornalista e não satisfeito correu e o agrediu covardemente dentro do automóvel da reportagem, sendo auxiliado pela 1ª Dama, seu irmão Murilo, Marcondes (vice-prefeito) e pelo irmão do vice, Petrônio. Enquanto o jornalista, o motorista e um acompanhante tentavam se desvencilhar das agressões, um policial militar, que faz trabalho de segurança para o prefeito, invadiu o carro e arrancou das mãos de Roque a máquina filmadora onde estavam todos os registros feitos durante o dia, que eram: abastecimento de automóveis que participaram dos eventos e da carreata, inauguração de praça inacabada, rua calçada em Capim Grosso onde o povo não pôde pisar porque o cimento ainda estava molhado e reforma de escola não aparente.

O repórter registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de polícia da cidade de Canindé sob número 2010/06535.0-000464.

Canindé é hoje uma cidade amedrontada com os atos praticados pelo prefeito Orlandinho que não admite receber críticas de quem quer que seja. Na cidade é comum cidadãos serem perseguidos pelo prefeito por discordarem da forma como ele vem comandando a cidade.

Do Site Notícias do Sertão.

Nenhum comentário: