Diap inclui Emiliano (PT) entre os que serão eleitos.

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) identificou 812 candidatos com chances de ocupar vagas na Câmara Federal. O candidato a deputado federal Emiliano (1331) aparece entre os 39 nomes identificados na Bahia.

O levantamento abrange todos os 26 estados e o Distrito Federal. No Brasil, os 27 partidos que disputam as eleições lançaram 5.965 candidatos para as 513 vagas de deputado federal.

Feito com base em informações qualitativas e quantitativas, o levantamento, que não possui caráter de pesquisa eleitoral, nem a pretensão de ser conclusivo, considerou os seguintes aspectos:

1) desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados);
2) trajetória e popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições);
3) os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes);
4) coligações e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente);
5) apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal);
6) pesquisas eleitorais.

Por partido, o PT, que ocupa em todo o Brasil a terceira colocação de candidatos lançados para a disputa da Câmara Federal, aparece em 1º lugar no ranking de chance de eleger deputados federais. O partido do presidente Lula lançou 371 candidatos nos 26 estados e no Distrito Federal e 137 deles têm boas chances de serem eleitos.

Com informações de www.diap.org.br.

Por Oldack Miranda do Bahia de Fato.

Nenhum comentário: