Educadores demonstram uso pedagógico do Museu Virtual do Teatro São João da Bahia



Profissionais da educação e estudantes assistiram nesta quinta-feira (17), a live sobre a utilização Pedagógica do museu virtual do teatro São João, com a participação da Professora Maria Antônia Lima Gomes e do Professor Alfredo Eurico Mata.  A atividade promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, junto com Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) e realizada no canal do IAT no Youtube, tem objetivo de oferecer conteúdos que contribuam para ações educacionais no período de isolamento social.

Durante a transmissão foi contada a história da Bahia e de Salvador entre os séculos XIX ao XXI explicando a modelagem socioconstrutivista que serviu como desenho para construção e concretização do museu virtual, além das reverberações no mundo, interações entre sujeitos, espaços e tempos do Museu Virtual do Teatro São João da Bahia. “Nós temos museus maravilhosos aqui em Salvador, a nossa proposta com o museu virtual, é trazer uma simulação de coisas que aconteceram no Teatro São João da Bahia para que as pessoas possam entrar, fazer um passeio como se fosse no físico, onde foi o palco para grandes nomes da história da Bahia e do Brasil", contou Maria Antônia.

Em uma breve apresentação do museu virtual, o professor Alfredo destacou a importância da utilização dos museus como atividades pedagógicas. “Os museus, uma vez bem feitos, são poderosas ferramentas de aprendizagem. Ele ensina e prende a atenção dos estudantes e é um ambiente de educação. Além de ser importante para voltar no tempo pela imaginação, fazendo com que o visitante possa se sentir dentro da história”, contou.

O Teatro São João, localizado em Salvador, foi o primeiro grande teatro do Brasil. Foi local onde as camadas da sociedade tinham seu lazer e foi palco não somente de apresentações teatrais, mas de momentos históricos importantes da cidade.

As transmissões fazem parte de uma série de lives promovidas pela SEC junto IAT, que acontecem todas terças-feiras, às 9h e quintas-feiras, às 17h. Já foram abordados temas como Alfabetização Inclusiva, A Literatura de Cordel na Educação Criativa, A Literatura de Cordel na Educação Criativa, As Tecnologias da Informação e Comunicação e o Ensino de História, entre outros. Para conferir a playlist das lives realizadas, acesse aqui.

Nenhum comentário: