Bahia e Angola trocam experiências sobre projetos de desenvolvimento rural em intercâmbio virtual



Representantes dos governos da Bahia e de Angola se reuniram, nesta terça-feira (1º), em um intercâmbio virtual, para trocar experiências sobre os projetos de desenvolvimento rural que estão sendo executados com financiamento do Banco Mundial.

A Bahia apresentou o projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e Angola o Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), do Ministério da Agricultura e Pescas (Minagrip).


O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, destacou que o intercâmbio é para compartilhar experiências dos dois governos: “Nosso propósito é mostrar como os recursos aplicados pelo Banco Mundial estão sendo potencializados com as ações da secretaria, de geração de renda para os agricultores familiares e, também, na produção de alimentos”.

O secretário de Estado angolano para a Agricultura e Pecuária, João Cunha, falou sobre os desafios do setor agrícola de Angola: “Queremos beber um pouco da experiencia que a Bahia tem no setor da agricultura familiar para fortalecer nossas ações e nos ajudar a caminhar com mais certeza. Ainda trabalhamos com enxada, facão, com ferramentas de pouca rentabilidade e estamos trabalhando no sentindo de modernizar essa agricultura, nossa agricultura ainda não é competitiva e enfrentamos problemas com a industrialização. Mas queremos garantir que a maior parte dos produtos da cesta básica de Angola seja da agricultura familiar e aumentar a nossa produção tirando proveito das unidades trabalhadas, com vistas a termos ganhos substanciais”.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, contextualizou as ações do estado e explicou que a Bahia tem 417 municípios agrupados em 27 Territórios de Identidade: “Executamos diversas ações voltadas para o desenvolvimento rural, com um conjunto de projetos estruturantes, entre eles o Pró-Semiárido, o Água Para Todos, Programa de Mecanização Rural, Habitação Rural, levando às organizações produtivas fomento à produção, infraestrutura rural, apoio à agroindustrialização e comercialização e assistência técnica e extensão rural”.

A equipe do Bahia Produtiva apresentou também o SOL (Solução Online de Licitações), aplicativo de compras para que as associações e cooperativas beneficiadas pelo projeto realizem as licitações de aquisição de bens, serviços e obras, relativas aos seus projetos.  O SOL está disponível a todos os fornecedores, de todo o país.

O intercâmbio contou com a participação de representantes do Banco Mundial, do governo de Angola, do projeto PDAC e do projeto Bahia produtiva.

Nenhum comentário: