Secretaria oferta cursos gratuitos para educadores em parceria com FGV


Serão apresentados em live nesta quarta-feira (20), às 10h, cursos gratuitos para educadores que passam a integrar a Plataforma Anísio Teixeira (PAT). A transmissão é uma iniciativa da Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com a Fundação Getulio Vargas, para auxiliar educadores neste período de isolamento social. A live será realizada pelo canal youtube.com/educacaobahia1, com a presença do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, do diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE), José Henrique Paim e do Diretor do FGV In Company, João Lins.

Para o diretor do FGV DGPE, José Henrique Paim, é importante salientar que a educação passa por uma fase distinta. “É importante destacar a aceleração do uso da aprendizagem remota que vem ocorrendo. Sobretudo, a oportunidade de formação qualificada para os professores da rede com a oferta dos cursos gratuitos em questão”, informou Paim. Em complemento, o diretor do FGV in Company, João Lins, observa que por meio desta parceria, mais de 80 cursos ser ofertados de forma gratuita. “Esperamos que esta iniciativa seja útil para os educadores e para a educação na Bahia nesta conjuntura complicada que estamos enfrentando”, completou.


A diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, destaca que a ação tem a preocupação de oferecer recursos variados, de acordo com o interesse e necessidade dos educadores. “Queremos que os coordenadores, gestores escolares, esquipes técnicas e professores da Bahia possam ter acesso aos cursos e implementá-los no seu cotidiano”, afirmou.

Como palestrante convidada, a Diretora da Fundação SM Brasil, Pilar Lacerda, que falará sobre “Liderança e Gestão Participativa: colaboração em tempos de crise”. A diretora destacou a iniciativa como oportuna neste momento em que as pessoas enfrentam a pandemia. “Falarei da importância da gestão, tanto do município, quanto da escola e estudantes, de como numa hora dessas temos que saber exercer a liderança de maneira democrática e participativa”, salientou.

Plataforma Anísio Teixeira
Desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Plataforma Anísio Teixeira abriga mais de 10 mil Recursos Educacionais, produzidos ou catalogados por educadores da rede pública de ensino da Bahia. Responsiva, pode ser acessada do computador, tablet ou celular. Entre os conteúdos estão jogos, vídeos, sequências didáticas, aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), Canal das Universidades e Sugestões de Rotinas de Atividades.

Nenhum comentário: