25.5.20

Gestores dos governos estadual e municipal discutem ações para funcionamento das feiras livres de Itabuna


Para definir uma ação conjunta de apoio para o funcionamento das feiras livres do município de Itabuna, no Litoral Sul da Bahia, gestores do Governo do Estado se reuniram, nesta sexta-feira (22), com representantes da prefeitura do município. 

Participaram da reunião, por meio de plataforma virtual, o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, o secretário do Planejamento (Seplan), Walter Pinheiro, o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, a superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jucimara Rodrigues, os secretários municipais de Infraestrutura e o de Sustentabilidade, Cel. Valci Serpa e Jorge Vasconcelos, respectivamente.


O município possui um número alto de casos de infectados com a Covid19 e possui três grandes feiras, com alto número de circulação de pessoas, a Central de Abastecimento e as feiras dos bairros de São Caetano e Califórnia.

Entre as ações previstas para serem implementadas na próxima semana está a desinfecção das feiras, a ser realizada pelo Corpo de Bombeiros, e a entrega de 130 barracas de feira, padronizadas em aço-zincado, com base de polietileno, encaixes de tubos de metalon, que serão entregues aos feirantes, padronizando a área de comercialização de alimentos e proporcionando melhores condições de higiene. A ação será executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR. 

Também serão entregues aos feirantes álcool gel 70% e máscaras de proteção, produzidas pelos empreendimentos que foram habilitados pelo edital público da CAR. A ação já realizou a entrega também nos municípios de Ilhéus, Jequié, Itajuípe, Feira de Santana, na feira de São Joaquim, em Salvador, e conta com a parceria da Seplan e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Outra estratégia discutida na reunião, e que será implementada em Itabuna, é a entrega do kit feirante, um conjunto de equipamentos de proteção composto por avental, boné e máscara, para que, tanto o feirante quanto o consumidor, estejam protegidos. O kit faz parte da Campanha Viva a Feira, que será apresentada à sociedade na próxima segunda-feira (25), pela SDR, durante o Seminário Virtual Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia. 

De acordo com o gestor da SDR, Josias Gomes, como a determinação municipal foi manter a feira livre aberta, o Governo do Estado estabeleceu essa parceria para que a feira possa acontecer de maneira ordenada, com base nos protocolos sanitários que a Secretaria de Saúde tem estabelecido: “A preocupação daqui pra frente é criar um modelo, e que essa ação em Itabuna sirva pra isso, pra que a gente possa estabelecer um modo operante para as demais feiras do estado”.

No dia 1º de junho, o grupo se reunirá novamente para avaliar os resultados das intervenções.

Nenhum comentário: