Precisamos falar sobre dinheiro e Lula


A Revista Forbes veio ao Brasil investigar e publicou: "Lula não é rico, tem uns imóveis velhos e simples e uma aplicação na estatal Brasil Prev", é um homem pobre nos critérios dos ricos. Para os muito pobres Lula parece um milionário. Vamos analisar:

Quando o patrimônio do Lula e Marisa foi apurado pela primeira vez, em 2015, tinha dado um total de 15 milhões, e depois na apuração do inventário de Marisa estava em 12 milhões. 

Isso parece uma montanha de dinheiro, uma fortuna para muitos, né. Vamos analisar esses valores:

Você sabe qual é o salário do diretor de um sindicato gigante como o Sindicato dos Metalúrgicos? E de um presidente? 



Lula, aos 70 anos de idade, com a soma dos imóveis tipo o apartamento em que morava, casas simples que comprou e morou ao longo da vida, uma delas onde o irmão dele depois passou a morar porque Lula não vendeu... aquele patrimônio em imóveis que a Forbes descreveu como velhos e simples foram aquisições de uma vida que se valorizaram, obviamente. 

A variação de 15 milhões para 12 milhões é porque as aplicações financeiras variam de valor, apurada numa data em que as ações de Previdência estavam altas valiam mais, quando apuraram a segunda vez as ações estavam menos valorizadas. 

Lula passou década como diretor e depois presidente do maior sindicato do Brasil. Depois foi deputado federal por 4 anos, depois foi presidente da república por 8 anos, fora o fato de que presidente de partido (que ele foi anos e anos) também tem um bom salário. 

Já o mercado de palestras, um João Ninguém consegue valores altos por cada palestra que dá em eventos, mas um ex-presidente recebe valores altíssimos. Agora... um ex-presidente que saiu da miséria e se tornou um dos presidentes mais respeitados do planeta e elevou seu país de 14a para a 6a maior economia do mundo... Amigo... uma palestra desse cara vale muito mais do que Lula cobrava. Era pra ter juntado imensamente mais. 

Por que Lula não juntou mais? Por que mesmo sendo um palestrante com cachê que se igualava ao do Bill Clinton Kula não juntou MUITO mais? Porque Lula doava boa parte do que recebia para o Instituto Lula e vivia de forma modesta. 

Desafio acusadores de Lula a encontrar um único governador com 8 anos de mandato que tenha patrimônio inferior ao de Lula. Não vão achar. 

Outra coisa: Lula quadruplicou o valor do PIB brasileiro... Acha mesmo que um homem assim não saberia como aplicar suas economias? O valor que ele investiu na Brasil Prev do Banco do Brasil valorizou ao longo dos anos mais que o PIB brasileiro. 

Entendo que para a maioria das pessoas olhar tal cifra dá a ideia de um fortuna, mas para os ganhos de Lula ou de que assume as funções que Lula assumiu ao longo da vida, não e nunca foi. E todo político sabe disso. 

Lamento se a pessoa não conseguiu galgar postos e atingir funções de altos salários, mas no lugar de lançar maledicência e manchar nomes, podia aproveitar para tentar entender.  

Porque quando Paulo Guedes disse: "Todos nós sabemos que Lula não roubou um único tostão", é porque Guedes fez as contas. E eu também fiz.

Lula não roubou um único tostão, e quem sabe fazer contas sabe disso."

Por Mirian Makeba.

Tá na internet.

Nenhum comentário: