Codevasf incentiva agricultura familiar no Norte baiano



Mais duas associações de pequenos produtores familiares da região Norte da Bahia receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) equipamento e materiais que vão ajudar no desenvolvimento agropecuário das duas comunidades. O investimento da Codevasf foi de aproximadamente R$ 42,3 mil em recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) repassados à companhia por meio de emenda parlamentar.

A Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do povoado Cacimbas e Adjacências, no município de Cansanção (BA), recebeu da Codevasf uma ensiladeira motorizada. Estão sendo beneficiados cerca de 60 pequenos produtores de Cacimbinhas e também as famílias que moram no entorno do povoado
O presidente da associação Eberthe Arcanjo Santana destacou que o novo equipamento auxiliará na manutenção dos rebanhos durante o período de estiagem prolongada. “Este incentivo da Codevasf vai ajudar muito a nossa comunidade, pois teremos como armazenar alimentos para dar aos nossos animais na seca. Nosso trabalho para picar as forragens também ficará melhor e mais rápido”, comemorou o agricultor.

Já na comunidade de São Miguel, também localizada no município de Cansanção, o problema é a falta de acesso à água para produção. Para amenizar a situação, a Codevasf entregou à Associação Progressista dos Pequenos Agricultores do Povoado São Miguel e Adjacências um conjunto de tubos e reservatórios para água, que deverá ser usado por aproximadamente 58 famílias de produtores ligados à entidade agrícola.

Segundo o presidente da associação Arildo de Jesus Silva, os materiais contribuirão para o acesso à água na comunidade. “Esses canos servirão para fazer uma rede de distribuição de água para as comunidades vizinhas, que não têm água, e isso vai diminuir a dificuldade de acesso”, declarou.

Arlindo revelou ainda que possui outros planos para os reservatórios de água. “Com essas cinco caixas d’água que recebemos da Codevasf, distribuídas na comunidade, nós poderemos aumentar a produção de hortaliças, fortalecendo essa atividade familiar e gerando alimento e sustento para as famílias e uma pequena renda para os produtores”, explicou.

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro Elmo Nascimento, os investimentos realizados pela companhia fortalecerão a agricultura familiar no Norte baiano. “Esse trabalho que estamos realizando, de repasse de equipamentos para comunidades que praticam e sobrevivem da pequena agropecuária tem melhorado as condições de vida de muitas famílias. Ainda vamos entregar até o final deste ano mais de 13 tratores com implementos agrícolas, além de forrageiras, carreta tanque e roçadeiras”, afirmou.

Ele acrescenta que o objetivo da Codevasf é dar as condições materiais para a produção agrícola na região. “Essas próximas associações que serão beneficiadas reúnem em média 120 associados, ou famílias, que vão ser estruturadas para terem melhores condições para produzir cada vez mais, o que pode gerar mais emprego e renda nessas comunidades beneficiadas”, declarou o superintendente regional da companhia em Juazeiro.

O superintendente destaca esta ação que a Codevasf realiza como um forte incentivo aos pequenos produtores e suas famílias. “Este ano já atendemos mais de 49 associações de produtores de 29 municípios com a entrega de máquinas e implementos agrícolas, Caminhão, retroescavadeira, forrageiras e kits de pesca e material para apicultura, todos adquiridos através de emendas de parlamentares que conhecem o trabalho que a Codevasf realiza na região. Foram investidos até agora neste ano mais de R$ 3,9 milhões”, conclui o superintendente.

Nenhum comentário: