Caravana da Música promove show e oficinas em Euclides da Cunha.

Com apoio do Fazcultura, projeto leva o Bando Velho Chico ao município para apresentação gratuita em praça pública e oficina.

As tradições nordestinas revisitadas na interpretação do Bando Velho Chico chegarão à Euclides da Cunha no sábado (13), na Praça Duque de Caxias, com apresentação única às 20h. A iniciativa integra as ações do projeto Caravana da Música, realizado pela Maré Produções Culturais, com patrocínio da Vivo e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, programa de incentivo fiscal da Secretaria da Fazenda e apoio da Prefeitura de Euclides daCunha, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município.

Além do show, os integrantes do Velho Chico ministrarão uma oficina na Casa da Cultura João Siqueira Santos, com os temas Vivências Pedagógicas e Musicais, num compartilhamentodo conhecimento e experiência do grupo. A atividade é aberta a estudantes, músicos, produtores culturais e pessoas interessadas e será ministrada das 13h30 às 16h30. Para participar, as pessoas interessadas deverão enviar email, com dados (nome completo, RG, idade) para até sexta (12).

Realizado pelo segundo ano, o Caravana da Música é uma iniciativa voltada para garantir a circulação de bandas baianas entre municípios, alcançando novos públicos e difundindo a diversidade da produção musical dentro do próprio estado. Já foram realizados shows em espaços públicos em Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Vitória da Conquista, Lençóis, Itacaré e Ilhéus. Ainda este mês, o projeto se encerrará em Cachoeira e Santo Amaro, com Grupo Botequim e Raimundo Sodré.

Bando Velho Chico - Nascido em Ibotirama, às margens do Rio São Francisco, o Bando Velho Chico revisita as tradições musicais nordestinas por meio da sonoridade do autêntico forró é a proposta do Bando Velho Chico. A formação com músicos oriundos das mais diversas regiões da Bahia confere estilo muito particular, pois agrega sotaques, gêneros e ritmos diversos. O Bando é marcado pela força do canto de todos os seus integrantes, pela preservação da cultura ribeirinha e difusão do forró pé-de-serra. Os arranjos vocais dos integrantes do Grupo em harmonia com instrumentos musicais típicos da tradição nordestina também é um diferencial na performance.

O Bando Velho Chico apresenta composições próprias sobre temas diversos da tradição musical brasileira, com ênfase na cultura nordestina. Apresenta repertório amplo que inclui os principais clássicos do forró, como samba-baião, xote, xaxado, arrasta-pé, dentre outros gêneros musicais que compõem o conhecido estilo. Inspirado em grandes mestres, como Jackson do Pandeiro, Gordurinha, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca, o Bando expressa uma sonoridade autêntica e oferece ao público grandes espetáculos.

Interiorização - Segundo o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, a iniciativa valoriza a produção baiana e divulga a nova geração de músicos. “O Fazcultura tem como propósito patrocinar a cultura, viabilizar os novos e também os atores já consagrados no meio cultural local. Os patrocinadores têm a oportunidade de investir em atividades dos mais diversos formatos e tamanhos. É uma grande oportunidade para as empresas ter seus nomes alinhados com produtos e eventos de qualidade”.

Para a Vivo, principal patrocinadora e forte incentivadora da cultura baiana, o projeto Caravana da Música tem relevância ao promover a diversidade musical e a valorização dos talentos locais. “Ficamos muito felizes em participar deste projeto, que promove a diversidade e a democratização da cultura na Bahia”, revela o diretor Regional Nordeste da Vivo, Renato Pontual.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Serviço

Caravana da Música ano II - Edição Euclides da Cunha

Data: Sábado (13)
Local: Praça Duque de Caxias, Euclides da Cunha
Horário: 20h
Inscrição até sexta (12)
Atração: Bando do Velho Chico

Oficina Vivências Pedagógicas e Musicais
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Casa da Cultura João Siqueira Santos.

Nenhum comentário: