Últimos dias para inscrições no edital de Mobilidade Artística Cultural 2018.

O Programa quer promover o intercâmbio e a formação de artistas, criadores, produtores, gestores e agentes culturais com propostas a serem executadas fora do estado ou do país

A Primeira Chamada do Edital de Mobilidade Artística Cultural/2018, da Secretaria de Cultura da Bahia encerra as inscrições no próximo dia 24. Com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) o Edital contempla as categorias: Residência, Formação, Intercâmbio e Difusão Cultural.

O Programa quer promover o intercâmbio e a formação de artistas, criadores, produtores, gestores e agentes culturais com propostas a serem executadas fora do estado ou do país a partir de 25 de maio de 2018. As propostas devem ter o valor limite de até R$ 50 mil para projetos de Intercâmbio e Difusão; e até R$ 25 mil para projetos de Residência Artística e Formação Artística e Cultural.

Para realizar as inscrições o proponente deve acessar o sistema Clique Fomento, disponível no endereço e após a inscrição, clicar no botão ENVIAR. É importante que antes de ENVIAR o candidato cheque todas as exigências dos documentos necessários, devendo incluir os anexos na formatação exigida.

A Secretaria de Cultura lança ao menos três atos convocatórios por ano, mantendo o fluxo contínuo desde a sua regulação, em 2010. O programa tem se aprimorado ao longo dos anos, apresentando resultados positivos. De 2015 até 2017 já foram investidos cerca de dois milhões de reais.

Para as residências artísticas e culturais, o edital contempla a permanência fora do estado ou país de domicílio, por um período mínimo de seis semanas. Para as formações artístico-culturais, o edital prevê a participação de artistas ou profissionais da cultura em cursos, oficinas ou estágios, fora do estado ou país de domicílio, em entidades de referência no domínio das artes e/ou da cultura.


No aspecto de intercâmbio e difusão, o edital proporciona a troca de conhecimentos e experiências, bem como a circulação e a distribuição de produções artísticas e culturais em outro estado brasileiro ou país, contemplando a participação de artistas e profissionais da cultura podendo a viagem destinar-se a apresentação de trabalho próprio; circulação de artistas ou grupos baianos; pesquisa e prospecção; promoção de bens e serviços culturais (participação em feiras setoriais); construção e dinamização de redes, entre outros.

O apoio destinado a qualificação consolida a institucionalização das políticas de intercâmbio e a difusão da cultura baiana no mundo pelo Governo do Estado. Promove os bens culturais e criações artísticas baianas e dá suporte à presença desses produtos culturais nos mercados de interesse econômico e geopolítico. Todos os atos convocatórios, são divulgados nas redes sociais e Site da SecultBA.


Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse aqui.

Nenhum comentário: