Foto: Juliana Prates |
A ação conta com a parceria da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Biofábrica da Bahia, dos técnicos das secretarias de Agricultura e dos agricultores beneficiados pelos kits produtivos.
Luiz Paulo Silveira Meira, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Região da Fazenda Coqueiro, do município de Aracatu, uma das organizações contempladas com esse projeto, fala da expectativa com a implantação do maniveiro. “Abraçamos com carinho e amor esse projeto para o desenvolvimento da região. Agradeço muito essa oportunidade e essa parceria de uma equipe que abraça a causa”.
De acordo com Juliana Prates, engenheira agrônoma que coordena a ação dos Kits Produtivos, as mudas utilizadas, produzidas pela Biofábrica da Bahia, foram especialmente desenvolvidas para garantir alta qualidade e produtividade. “A mudas, livres de pragas e doenças, com potencial produtivo elevado, contribuem para uma agricultura mais saudável e sustentável na nossa região”.
No total, foram firmados convênios com 25 consórcios públicos intermunicipais baianos, beneficiando cerca de 42 mil famílias. Os convênios dos Kits Produtivos estão entre as ações realizadas por meio dessa parceria, que visa fortalecer sistemas produtivos como o do Leite, Mel, Mandioca, Cacau, Café, Horticultura, Fruticultura, Ovinocaprinocultura e Galinha Caipira/produção de ovos.
Para executar essa iniciativa são adquiridos tablets e motocicletas para apoiar o trabalho das equipes técnicas das prefeituras, que prestam o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), e insumos para fomentar a produção de agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados e assentadas da reforma agrária.
São disponibilizados também kits de irrigação e de apicultura, insumos para correção do solo, máquinas forrageiras, tanques de resfriamento de leite, mudas de palma forrageira, de mandioca e de cacau, além da disponibilização de análise de solo, implantação de galinheiros rústicos para a criação de galinhas caipiras voltada à produção de ovos, dentre outras ações.
A iniciativa conta ainda com o fomento à produção, agregação de valor, operacionalização do crédito rural, ações de regularização fundiária e ambiental e as ações de comercialização, executadas, de forma integrada, potencializando o sistema produtivo de maior destaque no GPL.
Texto: Ascom CAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário