Comitiva da SDE visita Polo Plástico em Camaçari para reunião estratégica

Foto: Mário Marques
Associação empresarial apresentou demandas para fortalecer o setor

A manhã de quarta-feira (27) foi de escuta. Uma comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) capitaneada pelo secretário da pasta, Angelo Almeida, reuniu-se com a Associação Empresarial do Polo Plástico de Camaçari (AEPC), que existe há quase 20 anos, para ouvir as demandas do setor. Diferimento de ICMS para aquisição de embalagens, ampliação de saídas logísticas, linhas de crédito subsidiada para aquisição de novos equipamentos, criação de uma política pública para produção sustentável e segurança foram alguns dos temas apresentados durante a reunião, na unidade da Martins, que contou com a presença do novo prefeito eleito do município, Caetano, da sua vice, pastora Dea, além de vereadores.

“O papel do governo, seja ele municipal, estadual, federal, deve aceitar a boa provocação e buscar trazer a escuta e o diálogo franco. A SDE tem o papel de transversalidade e muita coisa dita aqui depende de outas secretarias, como Seinfra. Junto com Infraestrutura tivemos uma participação importante na requalificação e revitalização de distritos industriais. O governador vem com um perfil completo de dinamismo e eficiência e assim como ele, nós da SDE temos batalhado para construir com o setor produtivo do estado um novo sistema de trabalho”, afirma Angelo Almeida.

A diretora de Análise e Monitoramento de Incentivos Fiscais, Eliza Requião, explicou que o governo baiano, por meio do programa Desenvolve, oferece diferimento de ICMS e outras vantagens fiscais, colocando-se à disposição dos empresários para oferecer todo o apoio institucional que for preciso.

“É a primeira vez que recebemos um secretário de Estado aqui no nosso complexo industrial e isso mostra a importância da nossa atuação e a visão do governo baiano em relação ao desenvolvimento econômico. Esperamos que a partir deste momento, a gente possa estreitar ainda mais essa relação”, diz Fernando Muniz, presidente da AEPC.

Fábio Martins, gerente de compras Norte/Nordeste do Centro de Distribuição Martins, que atua há mais de 50 anos na Bahia fala da relevância da reunião. “A vinda do secretário aqui fortalece a nossa causa e a nossa luta. Queremos atrair mais investimentos e políticas públicas adequadas para fortalecer o setor privado. Nossa empresa está sempre aberta para esse tipo de movimento e juntos encontrar caminhos para crescer economicamente”.

 

Poloplast

O Polo Industrial Plástico de Camaçari, mais conhecido como “Poloplast”, iniciou a sua operação no início dos anos 2000 e é um complexo de empresas nacionais e multinacionais. A região emprega mais de 2,5 mil trabalhadores e trabalhadoras, com forte atuação no desenvolvimento econômico do Estado. O polo surgiu em razão da necessidade de se ampliar e diversificar a cadeia produtiva ligada ao plástico, matéria-prima produzida no Polo Petroquímico de Camaçari. São mais de 40 negócios, cujas atividades estão relacionadas desde a transformação plástica à produção de eletroportáteis, serviços gerais e ambientais, reciclagem, transporte de cargas e pessoas e distribuição de cargas para todo o território nacional.

Foto: Mário Marques.

Nenhum comentário: