As ações geraram impacto significativo na vida das 36 famílias agricultoras, a maioria liderada por mulheres. A presidente da Associação, Rosa Figueredo, explicou os avanços na comunidade a partir da implantação dos canteiros. “A tubulação instalada por baixo ligando às nossas cisternas calçadão aos canteiros e as mantas colocadas no solo serviram para conservar a água para as hortaliças, o que foi muito bom para a nossa agricultura familiar”, disse Rosa.
A agricultora comenta que a produção já resultou, inclusive, em aumento de renda para as famílias. “Hoje, os quintais são uma fonte de renda para as famílias porque já fornecemos alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do nosso município, além de vender nas feiras livres”, comemora a presidente.
Jesuíta Sena, que trabalha na produção de coentro, cebolinha, alface, tomate, pimentão, couve e quiabo, celebra a mudança de vida após a instalação dos canteiros. “Hoje, apesar da seca, continuamos plantando e colhendo. Antes, era bem diferente. A gente só plantava de tempos em tempos por conta da dificuldade de carregar água. Agora ficou muito melhor porque podemos plantar sempre e cuidar para ter os produtos em qualquer estação”.
A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de
Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário