As principais reclamações dos consumidores à Black Friday foram levantadas por plataformas e órgãos como Procon e Reclame Aqui. O Procon-SP alertou os consumidores sobre o risco de golpes e fraudes durante a Black Friday, orientando-os a verificar se o perfil ou o site da loja que eles vão comprar tem reclamações e informações de canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.
Além disso, 62% dos consumidores afirmaram que iriam às compras na Black Friday 2023. No entanto, a confiança e a credibilidade das marcas pesam na hora de escolher as lojas e fechar negócio. Este ano, 85% dos participantes de uma pesquisa afirmaram que iriam pesquisar no Reclame AQUI antes de comprar.
Os problemas mais comuns relatados pelos consumidores incluem atraso ou não entrega do produto, pedido cancelado após finalização da compra, produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos, e produto ou serviço indisponível. No ano passado, as reclamações foram enormes e os consumidores este ano estão mais cautelosos.
A Black Friday é um evento de compras importante que atrai
muitos consumidores. No entanto, é essencial que as empresas garantam uma
experiência de compra positiva para seus clientes para evitar reclamações e
manter a confiança do consumidor.
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