Com a inclusão do acompanhamento de processos de ITD, o Balcão Virtual passa a ser uma das principais portas de entrada para a prestação de serviços da Secretaria, abrangendo as principais demandas dos usuários. Por meio do Balcão Virtual, é possível realizar a emissão e retificação do DAE – Documento de Arrecadação Estadual, obter orientações para emitir a Nota Fiscal Avulsa, realizar o cadastramento de destinatários ou transportadores no banco de dados da Sefaz, buscar orientações relativas aos demais serviços da Sefaz-Ba e acessar o Plantão Fiscal, responsável por esclarecer dúvidas sobre a legislação tributária.
O Balcão Virtual atende de segunda a sexta-feira das 8h às
17h30, exceto nos feriados. O atendimento consiste na interação por
videoconferência entre a equipe de atendentes e os usuários dos serviços do
fisco estadual. O acesso à plataforma ocorre a partir das 8h, quando começa o
ordenamento da fila virtual.
Já são mais de 65 mil atendimentos prestados desde que o serviço foi lançado em outubro de 2021. A média é de cinco mil atendimentos realizados a cada mês de forma rápida, prática, segura e com 100% de resolutividade.
“O rol de serviços ofertados permite resolver on-line as
principais demandas externas às áreas técnicas da Secretaria, o que representa
uma nova etapa na evolução na prestação dos serviços públicos da Sefaz”,
explica o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária, Félix
Mascarenhas.
Como acessar
Para ser atendido, o contribuinte precisa acessar a plataforma de atendimento por meio de canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-Ba, no endereço eletrônico www.sefaz.ba.gov.br. Se o acesso for via celular ou tablet, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais - App Store ou Google Play - no seu dispositivo móvel.
A plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador. O tempo médio de espera na fila virtual é de seis minutos e o de duração do atendimento é de cerca de cinco minutos.
O serviço é personalizado, ao contar com salas de atendimento individuais para manter o sigilo dos procedimentos. O contribuinte tem 90 segundos para entrar na sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual.
Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve
identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e
clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão
ser gravados, caso o atendente considere necessário. Ao final do atendimento,
será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário.
Sefaz 100% Digital
A modalidade integra o Projeto Sefaz 100% Digital e surgiu
em resposta às medidas restritivas adotadas na fase inicial da pandemia do
coronavírus, que criaram a necessidade de expandir os canais de atendimento
online ao público da Secretaria. Mesmo com a volta dos serviços presenciais aos
postos SAC, foi mantida a ideia de oferecer ao contribuinte a possibilidade de
dispensar a necessidade de deslocamento.
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