Codevasf e Univasf discutem cooperação institucional para a região



A Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, podem firmar parcerias através de Termos de Cooperação Técnica em áreas de interesse das duas instituições para o desenvolvimento de ações com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico regional.

A possibilidade foi discutida durante uma reunião entre o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Anselmo Bispo, técnicos de diversas áreas da companhia na cidade e representantes da universidade sanfranciscana.

Participaram o reitor da Univasf, Paulo César Fagundes Neves, o diretor de Desenvolvimento do Setor Produtivo do Campus - Ciências Agrárias, Anderson Miranda de Souza, Samara Régia de Andrade, do Setor Acadêmico, Antônio Sabino da Silva Filho, assessor de Articulação Institucional e também Herbert Pereira de Oliveira, assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE).

Durante o encontro foram apresentadas sugestões e discutidas estratégias para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para a valorização do homem do campo, da juventude campesina, preservação do meio ambiente, acesso à água para irrigação e consumo humano e animal e melhoramento da produção agropecuária familiar.

Na oportunidade os representantes da instituição educacional e do governo do Estado apresentaram um portfólio de serviços, experimentos e inovações que estão sendo desenvolvidos não só localmente como em outras regiões.

Os técnicos das áreas de Administração, Gestão Estratégica, Revitalização, Irrigação e de Infraestrutura da Codevasf em Juazeiro apresentaram aos visitantes algumas das ações desenvolvidas pela companhia em sua área de atuação, e que poderiam ser temas de futuros acordos de cooperação técnica.

Para o superintendente regional Anselmo Bispo, “essa espécie de parceria entre órgãos desta importância reforçam a luta pela melhoria de vida dos ribeirinhos, proporcionando a diminuição das desigualdades sociais”.

No final da reunião na superintendência regional de Juazeiro, ficou acertada a criação de uma agenda de encontros entre as duas instituições para dar andamento à ideia de projetos conjuntos.

Nenhum comentário: