SEC celebra o Dia Internacional de Mulheres e Meninas nas Ciências com diversas atividades virtuais


Para celebrar o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, que é comemorado em 11 de fevereiro, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta terça-feira (11), a mesa temática “Meninas e mulheres: cientistas da Bahia” e a conferência “Mulheres e meninas na Ciência e around the world”, com o objetivo de colocar em visibilidade o papel e a contribuição científica das mulheres. A iniciativa integra uma série de atividades on-line, a exemplo de mesas temáticas e minicursos, que serão realizadas nos dias 12, 18 e 25 de fevereiro, quando também serão destacadas as ações da SEC através do Programa Ciência na Escola. A atividade pode ser conferida no canal do YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), neste endereço.

A mesa temática foi iniciada pelo subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues e falou da importância das discussões sobre a temática. “Este é um momento muito importante de diálogo sobre o papel das mulheres e das meninas na Ciência. É um momento em que precisamos marcar a presença neste debate político de afirmação da importância das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou.

A conferência foi apresentada pela especialista em inclusão social, diversidade e estratégia, Zakiya Carr Johnson, que abordou a importância da inserção de mulheres na Ciência. “Estamos em uma grande pandemia e imagine o quanto importante é ter uma carreira na Ciência em vários aspectos. Muitas vezes falamos sobre a dificuldade e o grande desafio para as mulheres entrarem nesse ramo de estudos. Não porque elas não conseguem, mas por tantos obstáculos que existem na entrada de oportunidades para estudar”, destacou.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI), Adélia Pinheiro, enfatizou a necessidade de as mulheres reafirmarem constantemente os seus compromissos. “As mulheres sempre estiveram presentes em vários segmentos da sociedade e na produção do conhecimento na Ciência. Mas, frequentemente, essa participação foi ou é invisibilizada e precisamos estar atentos a isso, ao mesmo tempo em que deveremos estar atentos e reconheço e cumpro este papel, pois somos muitas vezes inspiração. Mas precisamos demonstrar o nosso engajamento para que a sociedade possa ultrapassar a invisibilização das mulheres e a falta de oportunidades para as mulheres e meninas”, salientou.

O primeiro dia de discussões ainda contou com a participação das secretárias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira; e de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; e da diretora de Educação Superior da SEC, Ivanilda Amado. Também participaram Marilda Gonçalves, pesquisadora da FIOCRUZ, e Thayná Almeida, universitária egressa da rede estadual.

Programação – Nesta sexta-feira (12), às 11h, os professores da rede terão a oportunidade de retroalimentar suas práticas pedagógicas a partir dos relatos de experiências sobre o desenvolvimento das atividades científicas realizadas com os estudantes. No mesmo dia, às 15h, as instituições parceiras na popularização da ciência irão apresentar as ações realizadas, destacando a participação de mulheres e meninas. Nessa mesa, também será lançado o edital da Fiocruz “Meninas baianas na Ciência: conectando passado, presente e futuro”, uma parceria entre a SEC e a Fiocruz. No dia 18, será ofertado um minicurso para orientar estudantes participantes do Programa Ciência na Escola sobre as carreiras científicas nas universidades. Já no dia 25, será realizado o segundo minicurso para instrumentalizar os professores da rede para a inclusão da metodologia da Etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem.

Foto: Divulgação.

Nenhum comentário: