Mutirão carcerário: trabalhos começam nesta segunda-feira (23) para analisar 8 mil processos..

Juízes criminais do Tribunal de Justiça da Bahia iniciam nesta segunda-feira (23) um esforço concentrado para analisar aproximadamente 8 mil processos de presos provisórios no estado.
Estão envolvidos na iniciativa 211 magistrados que atuam nas varas criminais. Todos irão "promover a revisão da legalidade da manutenção das prisões provisórias, a agilização no julgamento dos processos que envolvam pessoas privadas de liberdade e análise de benefícios relativos à execução penal", conforme o artigo 1º da Portaria Cojunta que instituiu o mutirão carcerário.
Os trabalhos seguem até 20 de abril de 2017, sob a coordenação do Grupo de Monitoramento e de Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), com a colaboração das assessorias especiais da Presidência, das corregedorias Geral da Justiça e das Comarcas do Interior, e com o suporte da Diretora de Primeiro Grau.
Em Salvador, juízes de outras unidades juidiciais, especialmente designados pela Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia para atuarem no mutirãoo, se reúnem, nesta segunda-feira (23), para traçar a logística de trabalho.
Nesta primeira etapa, este grupo de juízes vai analisar 1,4mil processo de presos provisórios de comarcas do interior.

"Será uma feita uma análise prévia dos processos. As audiências, se necessárias, serão realizadas ainda durante o mutirão", explica o juiz Antonio Faiçal, coordenador do GMF. 

Nenhum comentário: