O Mestre Zé Ivaldo defendeu “O direito que emerge das águas”.


Em sua dissertação para o Mestrado da Uneb.
Em 1985 a cidade de Paulo Afonso elegeu um jovem para administrar a prefeitura do município. Era ele José Ivaldo de Brito Ferreira, mais conhecido pela população como Zé Ivaldo. Ele trouxe consigo para boa parte dos cargos outros moços como ele. Eleito com uma votação que não deixou qualquer duvida do apoio que teve do povo para se tornar, naquele momento, o prefeito mais jovem do país.
Irrequieto, Zé Ivaldo foi o primeiro político na cidade que teve coragem de cobrar da Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco o pagamento de impostos pela produção de energia. Foi dele a idéia da Campanha “Zero é o quanto a Chesf paga pela energia gerada em Paulo Afonso”. Que terminou por ser a principal campanha que levou o congresso nacional a aprovar na Constituinte de 1988 o artigo em que assegurou o pagamento de royalties. No artigo 20 ficou definido que são bens da União os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva. E definiu no inciso 1º que é assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.
Hoje na Uneb – Universidade do Estado da Bahia, mais uma vez Zé Ivaldo relembrou a luta travada por ele e aquela juventude que mudou a história política e social de Paulo Afonso ao falar sobre “as barragens de Paulo Afonso e a invenção dos royalties”. Mostrou a importância que aquela luta teve para o município. Identificou os impactos sociais que as barragens construídas para a geração de energia tiveram e investigou a natureza jurídica dos royalties. Relembrou a ajuda dada pelo então deputado federal Fernando Santana que encampou a idéia e foi o responsável pela apresentação da proposta na constituinte.
Participaram da banca examinadora Juracy Marques, Sérgio Augusto Malta e Guiomar Inez Germani. Aprovada tese, Zé Ivaldo agora é Mestre e já pensa em escrever um livro contando a saga, dele e daquela juventude quem em 1985 fez-se realizar um sonho, o pagamento de impostos pela empresa Chesf que ate hoje tem um debito incalculável com as populações das localidades onde interferiu, transferindo comunidades e modificando as estruturas sociais dos povos.

Nenhum comentário: