Alagoas: Inaugurado campus da IFAL.


O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) inaugura nesta quinta-feira (20), às 10h30, um conceito moderno de educação profissional em Alagoas. Trata-se da entrega do Câmpus Piranhas, no município localizado no alto sertão alagoano, a 290 quilômetros de Maceió que será o primeiro de uma série de onze campi do programa de expansão da instituição federal de ensino que está sendo construída em todas as regiões do estado. Com uma área de aproximadamente, 60 mil metro quadrado, no bairro de Xingó, foi erguida a unidade de ensino do IFAL, de acordo com os novos parâmetros arquitetônicos e com o objetivo de mudar, para melhor, a realidade socioeconômica do alto sertão alagoano, no que se refere à implantação de uma educação profissional voltada para geração de emprego e renda concentrada naquele municípios e nas cidades circunvizinhas.
O Câmpus Piranhas foi construído onde, antes, funcionou o Clube Atalaia, vinculado à Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco). São 14 blocos construídos, além de mais um de apoio pedagógico, um auditório com capacidade para 240 pessoas, biblioteca, cinco salas de empreendedorismo, dois laboratórios, sendo um do curso técnico agroindústria e outro do curso de agroecologia, estacionamento  com 70 vagas para veículos, quadra esportiva iluminada, piscina semi-olímpica com vestiários e banheiros, sala de coordenação, elevador para deficientes e sistema de monitoramento. Toda a estrutura do prédio atende aos requisitos do programa Brasil Profissionalizante.
As obras do Câmpus Piranhas começaram no segundo semestre de 2010, depois da assinatura da ordem de serviço entre o Instituto Federal de Alagoas, Prefeitura de Piranhas e Chesf. O Câmpus funcionou, de forma provisória, até o início deste ano, no prédio da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas), ocasião em que os alunos foram transferidos para as novas salas de aula recém-construídas.
Para o reitor do IFAL, Sérgio Teixeira, “o câmpus inaugurado, não se trata apenas de uma escola, mas de um centro de referência de educação profissional que será responsável por ações afirmativas, como a inclusão social e por novas perspectivas, do ponto de vista econômico. Por isso, nós entendemos o desejo da população em ver um empreendimento tão importante ser concretizado no seu município”, disse o reitor.
Além do município de Piranhas serão beneficiados com câmpus do IFAL, nos próximos dois anos, as cidades de Arapiraca, Batalha, Penedo, Maragogi, Murici, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Murici, Coruripe e Santana do Ipanema.
Ascom – Ifal.

Nenhum comentário: