Setre entrega equipamentos para cooperativas de catadores de materiais recicláveis



Com o objetivo de promover a inclusão socioprodutiva e a autonomia de catadores de materiais recicláveis, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realiza a entrega de equipamentos para sete cooperativas do segmento, que atuam nas regiões norte e sul do estado. A solenidade acontece amanhã (10), às 15h, na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Serão contemplados com carrinhos, esteira, prensas e balanças os seguintes grupos: Cooperativa de Catadores Consciência Limpa, Cooperativa Recicla Jacobina, Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de Eunápolis, Cooperativa de Materiais Recicláveis de Juazeiro, Cooperativa de Trabalho de Catadores de Porto Seguro, Cooperativa de Trabalho de Serviço dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Irecê e Cooperativa de Catadores de Senhor do Bonfim. O investimento do Governo Federal é de mais de R$ 370 mil.

A ação integra o projeto Pró-Catador, que oferece também capacitação e assistência técnica aos trabalhadores da área nos municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina, Irecê, Barreiras, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Itacaré, Eunápolis e Porto Seguro. “Estão sendo beneficiados mais de 4 mil catadores baianos, por meio de ações integradas e em consonância com a política estadual de economia solidária que contribuem para garantia de direitos básicos, formação de redes e comercialização dos produtos a preços justos”, destaca o titular da Setre, Davidson Magalhães.

Além da receberem os equipamentos, as cooperativas participam de uma capacitação nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11. No primeiro dia, será ministrada aula de Gestão Administrativa. Já no segundo encontro, será abordado o tema Gestão Operacional, com realização de visita técnica à Cooperativa de Recicláveis da Canabrava (Cooperbrava). 

Nenhum comentário: