Governo do Estado entrega equipamentos e lança projetos em Porto Seguro



O Território da Costa do Descobrimento recebe, neste sábado (12), uma série de ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nas áreas de economia solidária e qualificação profissional.

A primeira delas é a entrega de equipamentos para impulsionar empreendimentos econômicos solidários da região, que acontece às 9 horas, na Associação dos Taxistas de Porto de Seguro, e às 14h, na comunidade indígena Juerana. A inciativa faz parte do projeto Desenvolvimento Territorial Solidário: Estruturação e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários como Estratégia de Superação da Pobreza no Estado da Bahia, que conta com a parceria do Ministério da Cidadania.

“O projeto vai beneficiar aproximadamente 330 pessoas da Costa do Descobrimento, especialmente de comunidades indígenas, que não são alcançadas pela política pública de economia solidária. O intuito é ampliar as possibilidades de crescimento e desenvolvimento da região onde os empreendimentos estão inseridos”, destaca o titular da Setre, Davidson Magalhães.

Protagonismo feminino – A agenda no extremo sul da Bahia inclui o lançamento do projeto “Mulheres da Costa: empreender para o bem-viver”, também às 9h, na Associação de Taxistas de Porto de Seguro. Com um aporte superior a R$ 240 mil do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), o objetivo é promover a estruturação e o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários geridos por coletivos de mulheres dos municípios de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

A iniciativa será desenvolvida pelo Instituto Mãe Terra e prevê capacitação nas áreas de associativismo, cooperativismo e empreendedorismo; prospecção de produtos; análise de mercado; planos de marketing, operacional e financeiro; rodada de negócios, entre outras metas.

Capacitação de jovens – No mesmo dia, ocorrerá a aula inaugural do projeto “Juventude em Ação”, que vai qualificar profissionalmente 300 pessoas, na faixa etária de 15 a 29 anos, em Porto Seguro. A atividade será às 18h30, na quadra de esportes do bairro Frei Calixto (Baianão).

O projeto conta com investimento de R$ 250 mil do Funtrad e será executado pela Associação Arte e Cultura do Bairro Baianão (AACBB). Serão oferecidos cursos gratuitos, com duração de dez meses, nas áreas de Informática, Auxiliar Administrativo e Recepção.

 

Nenhum comentário: