Apesar da
pandemia da Covid-19, de abril a julho deste ano, foram registradas 6.783 novas
empresas no estado, número 30% maior que as 5.169 encerradas. Ainda de acordo
com a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), órgão vinculado à Secretaria
de Desenvolvimento Econômico (SDE), no comparativo com o mesmo período de 2019,
houve uma queda de 31% no número de fechamento das empresas.
Assim como
nos negócios, a internet foi o meio encontrado para garantir a segurança dos
colaboradores e clientes do órgão neste momento. Em junho, a Juceb adotou, como
obrigatório em Salvador e Região Metropolitana, a utilização do processo 100%
digital para o registro e arquivamento de atos empresariais de todas as
naturezas jurídicas.
“Os números
da Juceb são animadores. Temos visto grandes e pequenas empresas se
reinventando, outros empreendendo. A SDE tem trabalhando para manter o ambiente
de negócios saudável e o estado tem várias oportunidades de negócios. Outro
fato a se comemorar é o processo 100% digital, com ele é possível economizar
tempo e diminuir a circulação de pessoas no órgão. Sem falar na
sustentabilidade, já que o processo é zero papel”, destaca o vice-governador
João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Segundo Andrea Mendonça, presidente da Juceb, com a medida,
o protocolo de processos físicos não é mais feita nos postos de atendimento da
de Salvador, Lauro de Freitas e demais municípios da RMS. Todos os serviços
relativos ao registro e arquivamento de empresas na Bahia são feitos
exclusivamente através do site da JUCEB.
“Essa iniciativa garantiu mais comodidade e dinamismo, uma
vez que os clientes não precisam mais se dirigir aos postos de atendimento para
tais serviços. Através da plataforma digital da Juceb é possível fazer
arquivamentos de atos, constituição de empresas com registro automático,
entrega de livros contábeis no formato digital, emitir certidões web, fazer
consultas e enviar dúvidas através da ferramenta Atende Juceb”, explica
Mendonça.
Foto: Ascom/SDE.
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