ENEM: Último dia para inscrições nesta quarta-feira (27)



Os estudantes da rede estadual têm até hoje, quarta-feira (27/05), para confirmar sua participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através do site. Para os estudantes da rede pública as inscrições são gratuitas. O ENEM é a principal forma de acesso ao Ensino Superior, pois possibilita aos inscritos concorrerem a vagas em universidades, pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

"O envolvimento da Secretaria da Educação do Estado (SEC) junto aos movimentos estudantis, gestores escolares, municípios, NTE (Núcleos Territoriais de Educação), movimentos sociais e diversos segmentos da educação estão proporcionando que nossos estudantes se mobilizem para a inscrição e  garantam a sua participação no ENEM. Não queremos deixar ninguém de fora e vamos manter este trabalho de motivar o estudante até o último instante", destacou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.


Visando contribuir para assegurar a participação dos estudantes no ENEM, a SEC está orientando as escolas para que os auxiliem neste processo, principalmente aqueles que não têm acesso a computadores e à internet para a realização da inscrição.  

Ações estratégicas - Para contribuir com a preparação dos estudantes neste período de suspensão das aulas, em virtude da pandemia, a SEC desenvolve uma série de ações e projetos estratégicos. Por meio do  ENEM 100%, por exemplo, são disponibilizados no Portal da Educação diversos materiais elaborados por professores da rede estadual e por instituições parceiras, tais como a plataforma da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Ensino Médio (https://ensinomediodigital.fgv.br/) e o Curso ENEM Gratuito.

Também estão disponíveis conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos -  Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Já a Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/), que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), recebeu o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).

Os estudantes também podem se preparar assistindo à programação da TVE Bahia, que exibe diariamente, das 13h às 15h, o programa Estude em Casa (em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho) e A Hora do ENEM, às 18h, produzido pela TV Escola.

Foto: Divulgação.

Nenhum comentário: