ENEM segue com inscrições abertas até quarta-feira (27)



Com a prorrogação das inscrições, os estudantes da rede estadual têm até quarta-feira (27) para confirmar sua participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através do site https://enem.inep.gov.br/participante/. Para os estudantes da rede pública as inscrições são gratuitas. O ENEM é a principal forma de acesso ao Ensino Superior, pois possibilita aos inscritos concorrerem a vagas em universidades, pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

"Continuamos uma ampla mobilização com toda a comunidade escolar para garantir que o máximo de estudantes possam se inscrever nas provas do ENEM. É o envolvimento da Secretaria da Educação do Estado junto aos movimentos estudantis, gestores escolares, municípios, NTE (Núcleos Territoriais de Educação) e diversos segmentos da educação para proporcionar que nossos estudantes garantam a sua participação no ENEM", ressaltou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.


Ações estratégicas - Para contribuir com a preparação dos estudantes neste período de suspensão das aulas, em virtude da pandemia, a SEC desenvolve uma série de ações e projetos estratégicos. Por meio do  ENEM 100%, por exemplo, são disponibilizados no Portal da Educação diversos materiais elaborados por professores da rede estadual e por instituições parceiras, tais como a plataforma da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Ensino Médio e o Curso ENEM Gratuito.

Também estão disponíveis conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos -  Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Já a Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/), que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), recebeu o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).

Os estudantes também podem se preparar assistindo à programação da TVE Bahia, que exibe diariamente, das 13h às 15h, o programa Estude em Casa (em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho) e A Hora do ENEM, às 18h, produzido pela TV Escola.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário: