Dúvidas sobre edital emergencial de Segurança Alimentar e Nutricional são esclarecidas em seminário virtual


Mais de 700 representantes de todas as regiões da Bahia participaram, nesta segunda-feira (26), da apresentação do edital emergencial de Segurança Alimentar e Nutricional, durante o Seminário Virtual Parceria Mais Forte Juntos Para Alimentar a Bahia, transmitido ao vivo, pelo canal SDRBahia, no Youtube.

O edital é executado pelo Bahia Produtiva, projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Foi lançado pelo governador Rui Costa, nessa segunda-feira (25), e vai destinar R$ 15 milhões para 10 mil famílias de agricultores familiares baianos produzirem alimentos como hortaliças, frutas, raízes, tubérculos e plantas alimentícias não convencionais (PANC).


O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, fez uma apresentação detalhada sobre o edital e destacou pontos importantes como a necessidade de a organização produtiva possuir serviço de assistência técnica e o direcionamento do investimento para associações e cooperativas que ainda não foram beneficiadas pelos projetos da CAR Bahia Produtiva e Pró-Semiárido: “Nossa meta é que os beneficiários tenham ganho rápido, por isso, vamos destinar esse apoio para aquele agricultor que cultiva na sua residência para a família e também comercializa seus produtos nas proximidades de sua comunidade”.

A meta prevista é financiar 300 propostas, cada uma no valor de até R$ 50 mil. As propostas devem ter entre 20 e 40 beneficiários e estarem relacionadas à produção, comercialização e ao consumo de alimentos saudáveis.

Segundo o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, esse edital tem suas peculiaridades, entre elas, o tempo de cada etapa: “Precisamos ter celeridade e fazer uma corrente com todos os municípios para que a informação chegue aos beneficiários”.

Representantes de associações, cooperativas, consórcios, prefeituras, empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), movimentos sociais, técnicos e sociedade civil enviaram perguntas e tiraram dúvidas, por meio do chat do Youtube.

As inscrições têm início na quarta-feira (28), seguem até o dia 23 de junho, e devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível no site www.car.ba.gov.br, onde também é possível encontrar todas as informações sobre o edital.

Em caso de dúvidas, a equipe da CAR atenderá pelo e-mail duvidasdoedital15@car.ba.gov.br, pelo telefone 71 3115-3941 ou pelo Whatsapp 71 99734-1701.

O Seminário Virtual "Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia" segue com programação até a próxima sexta-feira (29), e abordará outros temas, como Assistência Técnica por Consórcios e Prefeituras (Mais Ater), Programa de Aquisição de Alimento (PAA), Crédito Rural e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Nenhum comentário: