Brasileiros Uni-vos! (Dimas Roque)

Já se passaram mais de 150 anos, desde que a campanha que pedia “Proletários de todos os países uni-vos”. E eis que a imagem que ficou guardada na lembrança de todos foi uma foto que mostrava pessoas caminhado em direção a uma manifestação. Já a vi em camisetas, quadros de paredes de sindicatos e em postagens de Blogs e Sites. Ela é como um farol diante da escuridão dos que pretendem enxergar mais longe.

Ela une proletários de ontem e de hoje em seus sonhos por um mundo melhor e onde quem produz, tenham direitos.

Ontem em Montes Claros, no estado de Minas Gerais, Lula e sua caravana proporcionaram aos fotógrafos e a nós, que estamos tão distantes, um momento de nostalgia. Ao caminhar por uma estrada de chão batido, onde a poeira podia levantar por onde passavam, houve o encontro dos proletários de antes com os que lutam em defesa dos direitos dos trabalhadores de hoje.

São dois momentos distintos, sim. Mas eles se completam. Eles mostram que mesmo depois de centenas de anos, o proletário ainda luta poaá que os direitos conquistados não lhe sejam roubados pelos patrões de hoje que vivem no Congresso Nacional.

Aquelas pessoas, homens e mulheres, ao som de violas, cantavam enquanto caminhavam em direção a Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros da Região do Pentáurea. Lá degustaram morangos sem agrotóxico. Relembraram histórias e seguiram a viagem na Caravana Lula Pelo Brasil.


Amanhã, 30, eles chegam em Belo Horizonte, onde encerram esta etapa. Mas a presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman, já avisou que em 2018 Lula retorna a estrada em suas caminhadas para ouvir, mobilizar e unir todos os proletariados do Brasil.

Dimas Roque.

Foto1: da internet.
Foto2: Ricardo Stuckert.

Nenhum comentário: