Àtooxxá se apresenta pela primeira vez em Juazeiro pelo Circuito Caravana da Música


Apoiado pelo FazCultura, evento terá programação que inicia 9h com oficina
Uma das bandas que mais se destacam na cena cultura de Salvador pela primeira vez se apresenta em Juazeiro. É o grupo Àttooxxá que faz única apresentação na Orla II (próximo ao Vaporzinho), sábado (28) às 20h, com show de abertura  dos rappers P1, representando o hip hop produzido nas margens do São Francisco.  Realizado pela Maré Projetos Culturais, com patrocínio da Vivo e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, programa de incentivo fiscal da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Estado e apoio institucional da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.
Músicos e pessoas interessadas poderão participar da oficina gratuita conduzida por Rafa Dias, intitulada Processo de produção musical em Home Studio, que irá compartilhar com o público do Caravana da Música, como acontece o processo de produção musical em Home Studio, desde a fase de concepção artística das músicas até o produto final de produção do fonograma, passando pelas etapas de gravação e mixagem, além de compartilhar instrumentos e softwares utilizados no processo.  Para participar, basta enviar email com nome, RG, idade e atividade profissional para contato@mareproducoesculturais.com.br. As vagas são limitadas.

Àttooxxa - nasce de um interesse de pesquisar timbres, ritmos e sons, agregada a uma diversidade de referências musicais locais e sobretudo globais confere ao som do ÀTTØØXXÁ grande personalidade. O anseio é ressignificar a música pop baiana, o que vem gerando uma sonoridade única, mas também afinada com a musicalidade contemporânea dos guetos de mundo afora.

Caravana da Música - Em sua segunda edição, o Caravana da Música percorre 10 municípios baianos promovendo a circulação de artistas da música, com apresentações gratuitas em espaços públicos e oficinas. Juazeiro é a terceira parada do projeto, que já passou por Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim. Ainda receberão o projeto as cidades de Camamu, Ilhéus, Lençóis, Lauro de Freitas, Euclides da Cunha, Cachoeira e Santo Amaro, recebendo apresentações de nomes como Africania, Bando Velho Chico, Dão e a Caravana Black, Botequim, Lucas Santtana, Samba Chula de João do Boi e Skanibais.
O Caravana da Música promove a interiorização da música baiana e difusão da produção artística e estima chegar a 10 mil espectadores. Os nomes que compõem a programação foram selecionados por meio de uma chamada pública que contou com 250 inscritos, submetidos à avaliação da curadoria formada pelo jornalista Luciano Matos, os produtores culturais Ivanna Souto e Luizão Pereira. De acordo com Fernanda Bezerra, diretora da Maré Produções Culturais e idealizadora do projeto, “Caravana da Música é um dos principais projetos, realizados hoje na Bahia, destinados a interiorização da música contemporânea autoral produzida por artistas baianos. A segunda edição chega para amadurecer este projeto que busca promover a ocupação e dinamização cultural do espaço público”.
“O Caravana reflete bem o que tem acontecido no cenário da música baiana, em que existe uma produção rica, que foge de estereótipos e estilos vinculados a uma indústria ou ao momento do carnaval. Nessa edição ficou mais forte a participação dos grupos do interior do estado. Temos uma diversidade grande, mas o desafio de circulação da produção pelo Estado, seja pela dimensão territorial, seja pelos desafios econômicos para cultura. Gostaria que pudéssemos ter mais iniciativas como essa para ver movimentar a riqueza que aqui existe” acrescentou o jornalista Luciano Matos. 

Rappers P1 - O grupo é formado por jovens de Juazeiro e cantam no Vale do São Francisco. O nome P1 é uma homenagem ao bairro periférico, Piranga I, lugar onde cresceu o líder do grupo Euri Mania. O P1 tem três anos de formação e já produziram três Mixtapes com músicas autorais - 4M's, Nosso Corre e Ascensão. O principal conteúdo das Mixtapes é a rua, porque quando a RUA vira música, a rima vira RAP e as palavras subversão. É a “rua” que contesta o periférico, a margem, a exclusão, a desigualdade. Todos esses temas reunidos a partir de crônicas da vida real. Crônicas de dor, de esperança, de contestação. Contestação do sistema, das diferenças, do preconceito e da opressão. Mostrando que a periferia também sabe “dizer” sobre ela, com conhecimento, poesia e consciência. Consciência que a “rua” também pensa, cria, produz arte, ler e interpreta.
Interiorização - Segundo o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, a iniciativa valoriza a produção baiana e divulga a nova geração de músicos. “O Fazcultura tem como propósito patrocinar a cultura, viabilizar os novos e também os atores já consagrados no meio cultural local. Os patrocinadores têm a oportunidade de investir em atividades dos mais diversos formatos e tamanhos. É uma grande oportunidade para as empresas ter seus nomes alinhados com produtos e eventos de qualidade”.
Para a Vivo, principal patrocinadora e forte incentivadora da cultura baiana, o projeto Caravana da Música tem relevância ao promover a diversidade musical e a valorização dos talentos locais. “Ficamos muito felizes em participar deste projeto, que promove a diversidade e a democratização da cultura na Bahia”, revela o diretor Regional Nordeste da Vivo, Renato Pontual.
Em 2016, a Vivo aplicou mais de 3,8 milhões de reais em nove diferentes projetos no Estado, que beneficiaram aproximadamente 200 mil pessoas. Neste ano, já foram incentivadas  pela operadora, 12 iniciativas ligadas à música e ao teatro.
FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Serviço:

Oficina Processo de produção musical em Home Studio

Local: Centro de Cultura João Gilberto
Data: Sábado (28)
Horário: 9h às 12h
Gratuito


Caravana da Música – show de Áttooxa, com abertura dos rappers P1

Local: Orla II (próximo ao Vaporzinho)
Data: Sábado (28)
Horário: 19h30
Gratuito

Nenhum comentário: