Mutirão de Cirurgias chegará em maio à região Extremo Sul da Bahia.

Próximas etapas do programa acontecerão no início do mês nos municípios de Teixeira de Freitas, Caravelas, Itamaraju, Prado, e Medeiros Neto
Mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). Desta vez, as pré-consultas serão realizadas no início de maio em cinco municípios da região Extremo Sul da Bahia: Teixeira de Freitas, Caravelas, Itamaraju, Prado, e Medeiros Neto.
A unidade móvel da Sesab tem capacidade para atender a 180 pacientes por dia, começando o atendimento às 7 horas. Os procedimentos cirúrgicos a serem realizados são: hérnias (Umbilical/Inguinal/Epigástrica), histerectomia, e colecistectomia.
A primeira etapa na região contempla Teixeira de Freitas (Caravelas) – atendendo pacientes dos municípios de Nova Viçosa, Mucuri, Caravelas, e Itabatã – com consultas no período de 03 a 05 de maio na unidade móvel estacionada na Praça Teófilo Ottoni s/n, no centro de Caravelas. O local das cirurgias será no Hospital Geral do município de Prado, a partir do dia 09 de maio.
A segunda etapa contempla Teixeira de Freitas (Itamaraju) – atendendo pacientes dos municípios de Itamaraju e Jucuruçu – com consultas no período de 07 a 08 de maio, na unidade móvel estacionada na Praça Central Castelo Branco (ao lado da rodoviária). O local das cirurgias será no Hospital Geral do município de Prado, a partir do dia 09 de maio.
A terceira etapa contempla Teixeira de Freitas (Prado) – atendendo pacientes dos municípios de Alcobaça e Prado – com consultas no período de 10 a 11 de maio, na unidade móvel estacionada na Praça da Matriz, Avenida 2 de Julho em frente ao Banco do Brasil, em Prado. O local das cirurgias será no Hospital Geral do município de Prado, a partir do dia 12 de maio.
A quarta etapa contempla Teixeira de Freitas (Medeiros Neto) – atendendo pacientes dos municípios de Itanhém, Vereda, Medeiros Neto, Lajedão e Ibirapuã – com consultas no período de 10 a 11 de maio, na unidade móvel estacionada na Praça Gentil Aguilar - Bairro Aparecida. O local das cirurgias será no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, a partir do dia 16 de maio.
A quinta etapa contempla Teixeira de Freitas (Teixeira de Freitas) – atendendo pacientes do município de Teixeira de Freitas – com consultas no período de 16 a 18 de maio, na unidade móvel instalada no estacionamento do Shopping Patio Mix, na Avenida São Paulo em Teixeira de Freitas. O local das cirurgias será no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, a partir do dia 19 de maio.
Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no site do Mutirão: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável pode comparecer à Secretaria de Saúde de seu município, onde verifica se seu nome consta na lista para a realização do procedimento.
O Mutirão de Cirurgias, serviço vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, atenderá gratuitamente 13 mil baianos no período de um ano. Serão atendidas somente pessoas que tenham encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimento cirúrgico.
O objetivo do Governo do Estado é auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado.
Tipos de Cirurgias - Inicialmente estão contempladas: cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama. Posteriormente, serão adicionados outros tipos de cirurgias ao programa.
Como funciona - O Governo do Estado disponibilizará a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região da Bahia.
Isso permitirá que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras serão responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizados os procedimentos.
Pré-operatório - No pré-operatório, serão realizados exames de raio x, ultrassonografia e eletrocardiograma em unidades móveis, além de consulta com cirurgião e anestesista.
Como se cadastrar - O cadastramento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Entre em contato com a secretaria da saúde de sua cidade para obter mais informações.
Cronograma - Todos os 417 municípios do estado serão contemplados com o projeto. O mutirão foi iniciado nas macrorregiões sul, leste, centro-leste e extremo sul, entre os meses de setembro e dezembro de 2016. Fazem parte desses territórios 208 municípios.

Nenhum comentário: