Filme de Dorival Caymmi, povo Pataxó e Nações do Candomblé no Bem Bahia da TVE

O Bem Bahia desta quinta-feira (25) mostra o filme ‘Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos; retorna à Aldeia Tibá para saber mais sobre as vivências, memórias, crenças e valores do povo Pataxó; e ainda conversa com lideranças religiosas do candomblé sobre o dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé. O Bem Bahia vai ao ar todas às quintas-feiras, às 19h30, com horários alternativos às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30. 

O longa-documentário ‘Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos’ entra em cartaz nos cinemas no dia 25 de abril, poucos dias antes do aniversário de nascimento do cantor e compositor baiano que completaria 110 anos em 30 de abril. Premiado em festivais, o filme é dirigido por Daniela Broitman e revela memórias inéditas contadas pelo próprio artista, familiares e amigos do seu círculo íntimo, como Caetano e Gil. O telespectador vai saber mais sobre a obra na entrevista com a diretora e também com o público que participou da pré-estreia no Cine Glauber Rocha.

De volta à Aldeia Tibá, no sul da Bahia, em uma roda de conversa com a comunidade, o Bem Bahia ouve suas lideranças sobre as visões mundo do povo pataxó, e ainda conhece a história da sua matriarca, trazendo suas memórias e contando como ela guiou a comunidade. O telespectador ainda aprecia diversas atividades tradicionais realizadas na aldeia, como a farinhada, a pintura corporal, o banho de ervas e a confecção de bonecas artesanais.

A Lei 14.519 de 2023 estabeleceu o dia 21 de março como o dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé, pois o candomblé faz parte de uma resistência espiritual dos povos africanos escravizados no Brasil. Para se aprofundar no assunto, o Bem Bahia visita o terreiro Pilão de Prata, da Nação Keto, e o terreiro Vodun Zo, da Nação Jeje, para conversar com seus babalorixás sobre a importância dessa lei e como ela pode beneficiar o combate à intolerância religiosa em nosso país.

Nenhum comentário: