Cuidado com sua declaração do imposto de renda 2024

A temporada de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, referente ao ano-base de 2023, já começou. Este ano, os contribuintes terão até o dia 31 de maio para entregar a declaração.

Este ano, houve algumas mudanças significativas nas regras de declaração. Uma delas é a desoneração para milhões de contribuintes e a atualização da faixa de isenção. Além disso, foi introduzido o desconto simplificado.

Incluir um dependente na declaração do Imposto de Renda 2024 pode ajudar o contribuinte a aumentar a restituição ou diminuir o imposto a ser pago. No entanto, é preciso seguir as regras da Receita Federal e simular no programa do IR se a inclusão vale a pena ou não. A dedução por dependente é de R$ 2.275,08 no ano para cada um deles.

Se você recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2023, você deve realizar a declaração do Imposto de Renda 2024 até o dia 31 de maio.

A declaração do imposto sobre a renda das pessoas físicas pode ser preenchida de forma online, pelo e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa, ou, ainda, pelo app Receita Federal para celulares e tablets.

Para quem prefere fazer a declaração pelo computador, o Programa Gerador de Declaração (PGD) da Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF) pode ser baixado no site da Receita Federal.

Lembre-se, o prazo para entregar a declaração de imposto de renda da pessoa física (DIRPF) de 2024 é o último dia útil do mês de maio. Se você é um contribuinte obrigado por lei a entregar a declaração, mas enviar após o prazo, será cobrada Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED)

Nenhum comentário: