Dimas Roque: Meu privilégio? Educação

7.1.20

Meu privilégio? Educação


A pernambucana Simony César tem uma história de vida que me marcou imensamente. Para além do seu sucesso enquanto jovem empreendedora, que em si, já merece destaque especial, a sua grandeza se revela por não esquecer às suas origens. Simone valoriza as pessoas e programas sociais que a ajudaram a vencer a difícil barreira da pobreza e de conquistar o mundo.

Simony é criadora do Nina, sistema que ajuda mulheres a registrar e denunciar os assédios dentro de transportes coletivos. A sua genial invenção colocou o seu nome entre os 90 jovens empreendedores na disputadíssima lista da Forbes Brasil –Under 30- que reúne os principais talentos na área de tecnologia e inovação de jovens com até 30 anos.


A brasileira nascida na Zona Norte do Recife, desde cedo conviveu com as dificuldades impostas às famílias de baixa renda nos grandes centros urbanos. Simony conta que a sua mãe engravidou aos 18 anos e se viu obrigada a ganhar a vida em São Paulo. Nesta família de bravas pernambucanas, a Vovó Alda cuidou da garota e ensinou a menina prodígio a ler e escrever.

Nina relata que o seu “privilégio” foi a educação. E foi contundente ao defender os programas sociais criados durante as gestões petistas: “eu tive que entender desde muito cedo que mobilidade social, melhoria de vida, ou furar a bolha só seria possível se estudasse. Sabe todos esses programas sociais que vocês, classe média, já xingaram? Eu sobrevivi por conta deles”.    

Quando defendemos políticas públicas afirmativas e olhamos para aqueles que mais precisam, é porque sabemos o quanto tais ações são poderosas na vida das pessoas. Tem uma parte da população brasileira que não sabe o que é viver em uma realidade de baixa renda e acusa tais políticas de assistencialistas. A verdade é que um país tão desigual como o Brasil e com tantas barreiras a serem superadas, jovens da periferia, sem o apoio do estado, raramente atingiriam o sucesso de Simony César.

Parabéns Simony, você é uma inspiração como mulher empreendedora e ser humano. O seu depoimento tem um valor inestimável aos jovens brasileiros. O seu exemplo os encorajam a estudar, sonhar e a não esquecer as suas raízes. Nós seguimos firmes na luta por políticas públicas que propicia mobilidade social. Não descansaremos um segundo até que cada brasileiro (a) possa ser o que quiser! 

Por: Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Nenhum comentário: