Encontro estimula economia solidária em comunidades indígenas



“Experiências de Geração de Renda dos Povos da Bahia, Acre e Território do Alto Xingu” é o tema do 1º Encontro Indígena da Economia Solidária do Sul da Bahia, que acontece entre os dias 07 e 09 de novembro, na Escola Municipal Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá (FINPAT), o evento vai reunir 130 lideranças do segmento. 

O intuito é promover a troca de experiências em economia solidária desenvolvidas por comunidades, associações e cooperativas indígenas brasileiras e estimular a formação de novas iniciativas de trabalho coletivo. Entre os participantes do encontro está a primeira deputada federal indígena, Joênia Wapichana, eleita pelo estado de Roraima. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia possui a maior população indígena do Nordeste e assume a terceira posição no ranking nacional. O estado conta com 143 comunidades distribuídas em 33 municípios, com 22 etnias reconhecidas. A Comunidade Pataxó é considerada a mais populosa, com 11.942 (21,0% do total).

Serviço

O quê? 1º Encontro Indígena da Economia Solidária do Sul da Bahia

Onde? Escola Municipal Indígena Pataxó (BR-367, km 06, S/Nº - Coroa Vermelha - Santa Cruz Cabrália – Bahia)

Quando? De 07 a 09 de novembro

Nenhum comentário: