Práticas de sustentabilidade ambiental: dever de todos nós.

O aterro sanitário em Paulo Afonso está em fase de construção, obedecendo regras ambientais e normas aplicadas que em pouco tempo dará a nossa biodiversidade e aos nossos recursos naturais uma melhor respeitabilidade, pois nossas práticas com os resíduos sólidos que jogamos e transformamos em passivo ambiental, prejudicam o meio ambiente.

Um aterro sanitário hoje trás para qualquer comunidade ou região, diversos aspectos positivos depois de implantado e até depois de saturado.

Podemos ir mais adiante e pensar neste aterro daqui a 20 anos.

Os modelos de aterros sanitários poderão além de não comprometer o meio ambiente, gerar energia.

Como exemplo temos o aterro Sanitário Bandeirantes, localizado em Perus na região metropolitana de São Paulo. Ele está desativado e operou por 28 anos e recebeu carga de resíduos de aproximadamente e 36 milhões de toneladas de resíduos.

Hoje este aterro possui a capacidade de gerar aproximadamente 170 mil MWh de energia elétrica por ano e possibilitou, até então, a comercialização pela prefeitura de São Paulo de 1.262.793 RCE’s (Reduções Certificadas de Emissão), ou créditos de carbono, sendo que cada crédito corresponde a 1 tCOe (tonelada de carbono equivalente) que deixaram de ser lançados para a atmosfera. (Sites “JimNaturesa” e “Abril”) (COELHO, 2008).

Essas novas práticas ambientais estão colocando o Brasil num patamar satisfatório e respeitável perante as comunidades internacionais.

Não somos mais neófitos em matéria de ecologia, em Cancun no México o mundo aplaudiu os modelos implantados de responsabilidade ambiental e práticas de preservação a biodiversidade do Brasil.

Resta agora criarmos uma cultura de descarte dos resíduos sólidos e de consumo consciente para que haja redução de emissão de gases que prejudiquem nosso planeta.

Para tal, precisamos que toda sociedade tenham em mente essa cultura desde já, para que as futuras gerações não sofram com nossas ações e descaso com o meio ambiente.

Silvano Wanderley – Ambientalista/Pós Graduado em Gestão Empresarial.

Nenhum comentário: