O retorno do candeeiro ao Nordeste nesta quinta-feira.

Ontem por volta das 23h parte do nordeste ficou sem energia elétrica. Não foi um desligamento anunciado, muito pelo contrario, foi um apagão que remeteu a região as décadas passadas, onde ainda o coronel Delmiro Gouveia ainda nem pensava em montar a usina de Angiquinhos que levou energia a fabrica da pedra no estado de Alagoas.

As informações são de que o problema ocorreu em linhas de transmisão que mesmo depois de horas ainda não se sabe ao certo em quais delas o problema teria ocorrido. O problema aconteceu nos estados da Bahia, onde fica a maior parte de suas usinas elétricas, em Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

As últimas informações são de que teria havido um problema em uma linha de transmissão entre as cidades de Petrolândia em Pernambuco e Sobradinho na Bahia que teria saído de operação e causando o problema de falta de energia elétrica no sistema Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

Em Paulo Afonso na Bahia o que se viu nas casas durante as horas de falta de energia elétrica foram luzes de "candieiros e velas". O tempo volto no espaço e nos lembrou o inicio da cidade.

Nenhum comentário: