IFÁ celebra o mês da dança com a mostra do projeto Corpo Iaô


No mês da dança jovens negras e negros celebram a arte do movimento com a Mostra de Dança Corpo Iaô, uma apresentação gratuita e online, que acontecerá nos dias 05 e 07 de abril, às 19h, no Canal do Instituto de Formação em Arte (IFÁ) no Youtube. A mostra apresenta o resultado de um processo imersivo com cerca de 100 jovens que, de janeiro a março, participaram de aulas online do Projeto Corpo Iaô, um curso de dança afro, "que apresentou a dança além da execução de movimento, mas como instrumento artístico poderoso para inclusão e transformação social", destaca Jôsie Carvalho, assistente de produção do projeto.

Durante o curso foi possível ter aulas de Dança Afro com a professora Nildinha Fonseca; Cidadania e Direitos Humanos com Zeca Chaves e Processos Criativos com Carolina Bastos. Carolina destacou que "as perspectivas metodológicas dos encontros, foram construídas a partir das memórias e ancestralidade africano-brasileira dos participantes, ancorada pelo autor Moçambicano Tsumbe Maria Mussundza e adentrando no contexto poético criativo com Inaicyra Falcão, Nadir Nóbrega, Mercedes Batista, Carmem Luz".

Responsável pelo IFÁ, entidade que deu apoio cultural na execução do curso, Robson Correia ressaltou que a troca de saberes à distância foi um divisor de águas nesse momento pandêmico: "Entendemos que essas aulas on-line implantadas durante a pandemia vieram e irão permanecer, pois enxergamos a tecnologia como uma forte aliada no processo da construção e formação artística. Estamos ávidos para que todos sejam vacinados e possamos retomar o contato presencial, no entanto, sabemos que o compartilhamento de conhecimento à distância chega para somar", pontuou o diretor geral do IFÁ.

O projeto Corpo Iaô tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Programa Aldir Blanc Bahia - Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. 

SERVIÇO

O quê: Mostra de Dança do Projeto Corpo Iaô

Quando: 05 a 07 de abril de 2021

Onde: Canal do Youtube - Instituto de Formação em Arte - IFÁ Horário: 19h.

Nenhum comentário: