Primeira missão internacional do Consórcio do Nordeste é discutida no Itamaraty



O presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Bahia, Rui Costa, levou ao conhecimento do ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a missão que o órgão fará para atrair investimentos da Europa à região. O encontro ocorreu nesta terça-feira (12), no Itamaraty, em Brasília, com as presenças também dos governadores do Piauí, Wellington Dias; de Pernambuco, Paulo Câmara; do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, e do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas.


Representando os demais governadores, Rui mostrou o cronograma da missão à Europa, que será realizada no período de 18 a 22 de novembro, em Paris, Roma e Berlim. O governador fez o convite ao Itamaraty para contribuir a partir das Embaixadas e participar presencialmente das reuniões.

"Se quiserem nos acompanhar, fica feito o convite. Queremos ter êxito, transmitir confiança, independentemente de diferentes pontos de vista políticos", afirmou Rui ao pontuar que os governadores vão se apresentar como nação, buscando investimentos para os 57 milhões de nordestinos. "Seremos reconhecidos como Brasil, e nosso objetivo é construir conjuntamente", complementou.

O ministro Ernesto Araújo recebeu de modo positivo a comitiva e enfatizou o interesse em trabalhar com os estados. "Queremos capturar as demandas e, na medida do possível, ajudar nessa agenda internacional em benefício da federação e dos estados individualmente. A captação de investimentos é prioridade para nós", disse.

O general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, também se colocou à disposição para contribuir, destacando mais uma vez que o grupo "representará o Brasil e ter o apoio das Embaixadas é muito importante".

Foto: André Oliveira.

Nenhum comentário: