Feira incentiva contratação de jovens aprendizes em Salvador



A inclusão dos jovens no mundo do trabalho, com a garantia de direitos trabalhistas, frequência escolar e qualificação profissional, será debatida até o final da tarde desta terça-feira (05), em Salvador, na III Feira de Aprendizagem Profissional da Bahia.  O evento é uma iniciativa do Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional (Fobap), da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT /BA) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre). 

Na abertura da Feira, realizada no Wish Hotel da Bahia, o talk show “Aprendizagem profissional – Um caminho construído por todos” abordou a importância da articulação entre empresas, poder público, entidades formadoras e sociedade civil para fomentar a contratação de jovens e adolescentes na condição de aprendizes.

“A Lei da Aprendizagem tem desdobramentos fundamentais do ponto de vista social e econômico. Na medida em que as empresas geram oportunidades para os jovens, elas estimulam também um mercado consumidor para os seus produtos. É um processo de retroalimentação fundamental, que tem sido estimulado na Bahia através de uma articulação interinstitucional voltada para a valorização do trabalho como instrumento de desenvolvimento”, destacou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, que participou do bate-papo ao lado da superintendente regional do Trabalho na Bahia, Gerta Schultz, e da presidenta da Fobap, Taís Arruti.

Na ocasião, Brenda Neves, 19 anos, relatou sua experiência profissional em uma corretora de seguros e afirmou que “a oportunidade oferecida pelo Programa de Aprendizagem faz com que os jovens tenham uma base pessoal e profissional mais sólida para o futuro”.

Cota de Aprendizagem - Empresas da capital baiana que não estão cumprindo a cota de contratação de aprendizes estão participando do evento, além de outras convidadas a conhecerem a legislação e o funcionamento da aprendizagem profissional. A Feira conta ainda com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT/BA), Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT 5), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (AMATRA 5), dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, Órgãos Estaduais e Municipais, Conselheiros Tutelares, Sindicatos e aprendizes.

A expectativa é fomentar a inclusão de 2.500 aprendizes no período de um ano após a realização do evento. Nas duas edições anteriores, 3.468 aprendizes foram inseridos em Salvador e Lauro de Freitas, após a feira.

O turno vespertino será marcado por diversas apresentações artísticas e culturais, com participações da Orquestra Neojibá, do grupo teatral Aprendizes em Cena e da cantora Margareth Menezes, além da entrega do Selo de Boas Práticas da Aprendizagem Profissional.

Nenhum comentário: