Rui inaugura hoje, em Alagoinhas, Policlínica Regional de Saúde

A cidade de Alagoinhas vai sediar a sexta Policlínica Regional de Saúde implantada pelo Governo do Estado no interior baiano, com o objetivo de promover a regionalização dos serviços de saúde. A inauguração da unidade ocorrerá na próxima sexta-feira (8), a partir das 8h, com a participação do governador Rui Costa.

Antes do ato de inauguração, previsto para as 9h, o governador fará uma visita guiada às instalações da unidade, acompanhado da imprensa e de autoridades públicas. Em seguida, concederá entrevista coletiva.

A unidade — que recebeu investimentos da ordem de R$ 24,27 milhões, entre obras civis, equipamentos, mobiliários e 10 micro-ônibus — atenderá os 18 municípios da região que formam o Consórcio Público Interfederativo de Saúde. Serão atendidos pela policlínica os municípios de Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Ouriçangas, Pedrão, Rio Real e Sátiro Dias.

A unidade vai oferecer consultas em até 18 especialidades diferentes, além de exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia, colonoscopia, entre outros. A manutenção da policlínica será custeada por meio da parceria entre os municípios, que assumem 60% dos custos mensais, e o Estado arca com o pagamento de 40% das despesas.

Ainda neste semestre, o Governo do Estado inaugura duas unidades — em Valença e Santo Antônio de Jesus —, enquanto outras sete policlínicas já receberam autorização para o início das obras civis. As cinco policlínicas já inauguradas — em Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié e Feira de Santana — seguem funcionando com plena capacidade.

Outras ações marcam a agenda de Rui em Alagoinhas, na sexta-feira (8), como a entrega da manutenção civil do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães e de 406 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O governador também anuncia a licitação para construção de pista de atletismo do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e o início das obras de construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água nas localidades de Uruba, Uruba I, Uruba II, Uruba III e Lagoas.

Rui ainda entregará a pavimentação asfáltica com drenagem nas ruas do bairro Jardim Petrolar e 14 viaturas para os municípios de Alagoinhas, Cipó, Catu e Entre Rios.

Nenhum comentário: