1.5.18

Rui entrega certificados do Cadastro Ambiental Rural em Carinhanha e reforça Agricultura Familiar no Território do Velho Chico

O desenvolvimento rural foi reforçado no município de Carinhanha, às margens do Rio São Francisco, com a entrega, na manhã desta segunda-feira (30), pelo governador Rui Costa, de 712 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a assinatura de convênio do Bahia Produtiva, beneficiando mais 40 famílias da localidade de São João, no valor de 403,5 mil.

Rui entregou ainda um trator para a Associação de Produtores Rurais de Baixa do Tribe e anunciou a construção de um Posto de Saúde, no distrito de Angico, onde o evento foi realizado. O governador disse também que, ainda este ano, será feita a estrada que liga o distrito de Angico à BA-161. Ações reforçam a Agricultura Familiar no Território de Identidade do Velho Chico. 

Rui destacou que a Bahia é o estado brasileiro com o maior número de produtores rurais. “Os certificados de regularidade ambiental obedecem a uma lei federal que obriga a todos os produtores rurais terem este documento. Os grandes produtores têm condição de fazer isso por conta própria, contratando um consultor. E nós estamos entregando estes certificados gratuitamente, para que os pequenos produtores possam ter esse documento também, e, assim, ter acesso ainda a recursos e financiamentos".

Segundo o governador, estão sendo aplicados R$ 37 milhões para que todos os produtores rurais possam ter o documento, do qual já foram entregues cerca de 340 mil unidades em toda a Bahia. 

A entrega de tratores foi outro benefício para os pequenos produtores da região. O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Baixão do Tribe, Juracir Alves dos Santos, disse que o trator é capaz de fazer o trabalho de até 20 famílias em apenas um dia. “A comunidade tem umas 80 famílias, mais cerca de 100 famílias ao redor. A máquina vai melhorar para todos nós. Vamos poder produzir os alimentos, vender e vai facilitar a nossa produção”.
Acompanhou Rui durante a ação, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues.

O posto de saúde anunciado pelo governador Rui Costa vai substituir o que funciona atualmente em uma casa antiga, adaptada. “Então, eu quero anunciar a parceria para construir aqui um Posto de Saúde. Podem procurar o secretário Fábio Vilas-Boas [da Saúde do Estado]. Já tem a planta padrão. Vocês só têm que levar a documentação do terreno para começar a construção”.

Água para todas as comunidades rurais


Rui também entregou um sistema de abastecimento de água, construído pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). São ao todo cinco subsistemas, no valor de  R$ 5 milhões, beneficiando diversas comunidades, entre elas, a de Angico. 

Pela importância da água, o governador convidou os vereadores e lideranças de todos os partidos do município para uma parceria, com o objetivo de levar água a todas as comunidades rurais que ainda não têm água potável. “Vocês podem procurar a Cerb [Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia], a Embasa [Empresa Baiana de Águas e Saneamento] para fazer essa parceria, para levarmos saúde e vida para todas as pessoas”.

Os cinco sistemas beneficiam os distritos de Angico, Itumirim, Baixa do Meio, Boa Sorte, Bom Sucesso, Lagoa das Bombas, Lagoa das Pedras, Lagoa de Cima, Lagoa de Fora, Maninho, Salto dos Bois e Tábua, totalizando 2,2 mil pessoas beneficiadas.  “Aqui em casa mora um feixe de gente. Pra saber quantas pessoas são, só na hora da dormida ou na hora do café, e, mesmo assim, se não faltar ninguém”, afirma a agricultora familiar Maria Rosa Lima Meira, do distrito de Angico.

Dedo em riste, personalidade forte, dona Maria fez questão de dizer que aos 62 anos ainda trabalha, e conta como a água melhorou a vida dos moradores da localidade. “Sem água, a gente não vive. A gente bebia água do rio, sem tratar, e quando chovia, só saía lama nas torneiras. Então, antes das chuvas, a gente tinha que armazenar naquelas botijas, para ter água limpa em casa. Agora não precisa mais, porque a água está vindo limpa e tratada”.

Nenhum comentário: