Os atrativos turísticos da Bahia e a infraestrutura
existente no Estado para receber os visitantes foram alguns dos assuntos
tratados pelo secretário estadual do Turismo, José Alves, em encontro com
jornalistas dos Estados Unidos, nesta terça-feira (8), no restaurante Senac, no
Pelourinho. Convidados pela Latam Airlines para fazer o novo voo que liga Miami
(EUA) a Salvador, eles vieram conhecer e divulgar os principais pontos
turísticos e a cultura da capital baiana.
“Estamos investindo em duas frentes principais para atrair
turistas à Bahia: a prospecção de voos e a divulgação dos destinos”, disse o
secretário José Alves aos jornalistas.
“O Estado possui 13 zonas turísticas e vários segmentos a serem
explorados, como o turismo de aventura, de sol e praia, religioso, de família e
o turismo esportivo, com a realização de eventos como a Regata Jacques Vabre”,
acrescentou.
Na capital baiana, os profissionais de imprensa cumprem uma
programação intensa até segunda-feira (14), visitando o Pelourinho, Monte
Serrat, Igreja do Bonfim, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Parque de Pituaçu,
Lagoa do Abaeté, Praia do Forte, Costa do Sauipe e Museu Casa de Jorge Amado,
no Rio Vermelho. O roteiro inclui também passeio de barco pelas ilhas da Baía
de Todos-os-Santos e degustação de comidas típicas.
“Quero regressar aqui, a comida é muito rica e saborosa”,
disse a jornalista da área gastronômica Babbie De Derian, dos veículos Splash
Magazine, LA Splash Magazine e Luxury Web Magazine. Representante também do
museu gastronômico Food & Beverage, em Nova Orleans e Los Angeles, ela
manifestou o desejo de fazer uma fusão entre as culinárias da Bahia, do Brasil
e da África.
Já Natasha Nyanin, do Man Repeller, que nasceu em Londres,
foi criada em Gana e mora nos Estados Unidos, percebeu com curiosidade as
afinidades culturais entre a África e a Bahia. “Aqui me lembro muito de Gana e
da Guiné Equatorial, em aspectos como a vegetação, e a comida é muito parecida
com a que comemos em Gana”, disse. “O povo é super amigável, é interessante ver
como as pessoas se misturam sem muito atrito, a cidade tem muita alma”,
acrescentou.
Especializado em jornalismo de negócios, Ralf Waters, do
Business Traveler & Business Travel Executive, observa o potencial que
Salvador tem para sediar eventos e diz que restaurantes como o Senac, que promovem
a culinária local, são um aspecto positivo para o turismo na Bahia. “É uma
forma prática para as pessoas conhecerem toda a variedade da comida típica em
um só local, o restaurante poderia ser utilizado para um congresso”, afirmou.
Para David Ressel, do The Daily Meal, o que chamou mais a
atenção foram os aspectos culturais e o estilo português nas construções. Em
especial, ele apreciou muito a cachaça.
O encontro no restaurante Senac contou também com a presença
da secretária da Cultura do Estado, Arany Santana, da subsecretária da Cultura,
Cristiane Taquari, e do superintendente da Secretaria do Turismo do Estado,
Jorge Ávila.
Novo voo - O voo direto Miami-Salvador entrou em operação no
dia 29 de abril. A nova frequência semanal da Latam Airlines tem saída dos Estados
Unidos aos domingos e desembarque na capital baiana na madrugada de segunda-feira
(1h55). A rota Salvador-Miami é feita na madrugada das segundas-feiras, com
decolagem às 3h25. A aeronave é do modelo Boeing 767, com capacidade para 238
passageiros, sendo 220 em classe econômica.
“A Latam tem muito orgulho porque acreditamos que é vital
este voo dos Estados Unidos para a América do Sul, conectando duas cidades como
Miami e Salvador”, disse o relações públicas da companhia aérea nos Estados
Unidos, Martin Diaz, também presente ao almoço.
Por Eduardo Bastos.
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