Professores corrigem e orientam estudantes sobre a redação para o ENEM por meio do projeto Redijaê.


Dentre as estratégias adotadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia para dar suporte aos estudantes da rede que irão fazer o Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (ENEM), nos dias 5 e 12 de novembro, está o Redijaê. A ação faz parte do projeto ENEM 100% e a proposta é a de que os estudantes escrevam e envie suas redações para o ambiente virtual da plataforma Anísio Teixeira (http://colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br/enem/).
Os textos são analisados por professores da rede estadual e por estudantes de universidades públicas e particulares e devolvidos para os alunos, com as observações necessárias para o aperfeiçoamento da escrita dissertativa.

O projeto permite o envio de duas redações. Na primeira etapa, que aconteceu entre os dias 21/9 e 8/10, 1.466 redações foram postadas sobre o tema “ Escola sem partido e os caminhos para a liberdade de expressão”. A devolutiva foi dada no dia 19/10. Neste segundo momento, os estudantes têm até esta quarta-feira (25) para postar a sua segunda redação sobre o tema “Sustentabilidade e os desafios das corporações para a preservação ambiental”.

A coordenadora de Currículo e Desenvolvimento Humano da Secretaria da Educação do Estado, Jurema Brito, ressalta que o Re­dijaê é um me­ca­nismo de for­ta­le­ci­mento do pro­cesso de pre­pa­ração dos es­tu­dantes. “O Redijaê é uma das ações do ENEM 100%, que funciona como um conjunto de estratégias para ajudar o estudante que vai fazer o Exame, já que a redação é uma etapa muito importante para o ENEM. Então, o que queremos com o Redijaê é que o estudante compreenda as competências, através dos cursos online que oferecemos no ambiente virtual do Portal da Educação, e possam produzir um texto eficiente para que tenha mais chance de entrar para o Ensino Superior”.

Passo a passo - Para par­ti­cipar do projeto, o es­tu­dante deve acessar o link: http://colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br/enem/, in­formar o CPF ou a ma­trí­cula e pre­en­cher al­guns dados. O link de acesso e senha pro­vi­sória são en­vi­ados para o e-mail do es­tu­dante ca­das­trado. A pon­tu­ação e as in­for­ma­ções de de­sem­penho do es­tu­dante serão disponibilizadas nessa pla­ta­forma, no dia 3 de novembro.

Preferencialmente, o texto deve ser escrito na folha pa­drão dis­po­nível na Pla­ta­forma Anísio Tei­xeira (Am­bi­ente Co­la­bo­ra­tivus) ou em uma folha pau­tada de ca­derno. Depois, o texto deve ser fo­to­grafado uti­li­zando um ce­lular ou ta­blet. Importante salvar em boa re­so­lução e enviar como do­cu­mento (PDF) ou ar­quivo de imagem (PNG, JPEG e JPG). O texto pode, também, ser digitalizado utilizando um aplicativo de scanner (dis­po­nível gra­tui­ta­mente nas lojas vir­tuais dos ce­lu­lares ou ta­blet) ou utilizando uma impressora com scanner.


Foto: Ilustração - Claudionor Junior.

Nenhum comentário: