Mensagem de Zé Dirceu em homenagem a Zarattini.


Acabo de receber a noticia do falecimento do companheiro Zarattini,  com quem tive longa e grata amizade, além de laços políticos, de luta e combate.

Conheci Zara na troca do embaixador americano, em 1969, quando fomos libertados. Ele já era um revolucionário de longa data, fora presidente da UEE, esteve na linha de frente da luta “O petróleo é nosso”, combateu o golpe de 64.

Preso em 68, fugiu e foi para São Paulo. Novamente aprisionado, em abril 69, barbaramente torturado, esteve entre os 15 banidos que conquistaram a liberdade depois da ação conduzida pela ALN e o MR8. 

Em Cuba tive o privilégio de conviver com Zara e aprender com ele, sempre buscando saídas para nossa luta. 

Militou no PCB, PCBR, ALN e Tendência Leninista. Em 74 volta para o Brasil, clandestino, e reinicia a luta. Edita jornais e busca a unidade dos revolucionários. É preso novamente com Dario Canale, militante comunista italiano que eu conhecera na década de 60. Com a anistia, ingressa no MR8, sendo membro de sua direção até 1982.

Na Constituinte foi assessor do PT. Trabalhou também na assessoria do PDT e foi eleito suplente de deputado em 2002, pelo PT. Assumiu a cadeira em 2004: fiz questão de estar presente na sua posse, entre outros motivos porque que me acompanhara, como assessor, na Casa Civil durante o primeiro governo do presidente Lula.

No dia de seu aniversário, em 2013, fez um ato político em apoio aos condenados na AP 470. Um desagravo e um chamado a solidariedade. Esse era o Zara, já então o “Velho”, como o chamávamos com respeito e reverência.

Toda uma bela vida dedicada ao Brasil e ao combate ao imperialismo, como ele fazia questão de destacar. Sua razão de ser foi a revolução e dedicou todos seus últimos anos, meses e dias ao PT.

Não tenho palavras para expressar minha gratidão ao Zara,  meu amigo e companheiro. Lembro dele em Cuba,  alegre, sempre debatendo, estudando e  escrevendo,  corajoso mas humilde.
 
Zara era um homem charmoso e nos envolvia com seu carinho e amizade. Polêmico, mas sempre buscando a unidade. Já sentia sua falta pela distância, agora honro sua memória continuando sua luta

Até mais Zara.

Zé Dirceu, teu camarada de luta.

Nenhum comentário: