O PT e a comunicação dos tempos modernos.


Na antiguidade, foram os Símbolos, através de pinturas rupestres em pedras que passavam as mensagens dos povos. O tempo passava e vieram os primeiros alfabetos. Enquanto as mensagens eram passadas, os homens aprendiam com elas. Foi se constituindo a que chamamos de aprendizado, que hoje vemos nas escolas. Dizem os historiadores que as primeiras tentativas de se criar a escrita, foi por volta de 4000 A.C. E que civilizações distintas criaram suas próprias.
Pois, após milhares de anos, chegamos a Era Digital, onde a informação é quase que instantânea, ou como se diz hoje “On Line”. Ficou mais fácil de ter a informação em tempo real. Ocorre algo em Canindé do São Francisco em Sergipe, e o Brasil e o mundo ficam sabendo e debatem com a parcialidade de quem está presente, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância.
O Partido dos Trabalhadores tem, em seu quadro de filiados e simpatizantes, o maior número de Blogueiros a Ativistas Digitais do Brasil. Entre esses, alguns com milhões de visualizações diárias. Milhares, que juntos, superam muitos milhões de visitantes que leem seus artigos, suas publicações e reproduções de matérias.
Desde 2011, quando surgiu o BlogProgBR, Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais do Brasil, com cinco encontro nacionais já realizados. Dois deles com a participação do Presidente Lula e o último em 2016 na cidade de Belo Horizonte com a Presidenta Dilma. Neste movimento somos a maioria esmagadora. Sim, os Petistas têm o maior número de ativistas digitais no movimento. E a participação destes sempre foi de destaque.
O Partido dos Trabalhadores precisa ver esse movimento com a perspectiva, não de um “Alien”, mas a de quem, além dos seus trabalhos diários, estão, todos os dias, na militância virtual defendendo e mostrando a sociedade o quanto o Partido está sendo atacado injustamente nesse processo articulado de desgaste da imagem, da agremiação e de suas lideranças.
No Encontro Nacional deste ano não basta aprovar propostas para o Ativismo Digital. É necessário que o Partido tenha em suas instâncias espaço garantido, onde quem conhece do assunto possa debater e propor política para a área. Por isso, proponho que seja criado o Setorial de Ativismo Digital. Onde os interesses, de quem é a maioria do Movimento na Redes, possam ser trabalhados com profissionalismo.

Dimas Roque.

Nenhum comentário: